Divulgação |
A TV Brasil leva ao ar mais um episódio inédito da série documental Retratos da Dança no domingo (20), às 23h30. Nesta edição do programa da Rede Minas, o entrevistado é Eduardo Sô, artista da dança que transita, desde o início da década de 1980, pelo breakdance e pela cultura hip hop.
Conhecido como "Minhoca" na época em que começava a ensaiar seus primeiros passos de break, Eduardo Sô começou sua trajetória imitando coreografias de videoclipes e filmes. Segundo ele, o "boom" da dança de rua em Belo Horizonte se deu com o lançamento de "Flashdance" (1983) e do clipe "All Night Long" (1983), de Lionel Richie.
"Nesta época, me apaixonei pela dança que aparecia nesses clipes e filmes. Começamos a nos familiarizar com os termos daquela cultura hip hop: o rap, o break, o grafite. Fomos nos informar através de reportagens, revistas, começamos a entender e a viver a cultura hip hop como um estilo de vida aqui em BH", lembra.
Eduardo Sô integrou uma das primeiras gangues de break da cidade, a Break Crazy. Era a primeira vez que dançarinos deste estilo puderam ser vistos nas ruas de Belo Horizonte. Os garotos, impressionados com as cenas do cinema e da televisão, foram ensaiar seus passos na Praça da Savassi, localizada na região central da capital mineira.
Ao longo do tempo, o artista buscou aulas para aprender as técnicas da dança de rua. Com o objetivo de se aprimorar, fez ginástica olímpica e, mais recentemente, dança afro. Aos poucos, Eduardo desenvolveu sua própria personalidade na arte de dançar, sem rótulos para seu estilo. "Sou livre. E, na liberdade da vida, é por isso que eu danço", conclui.
Tags
Programação