1º Prêmio de Jornalismo Inclusivo anuncia vencedores


Reprodução

Foram anunciados hoje os vencedores do 1o Prêmio de Jornalismo Inclusivo, concurso cultural realizado por Jornalistas&Cia com o apoio da HBO Latin America para incentivar e reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos que fazem uso da linguagem neutra ou inclusiva. Dividida nas categorias impresso, online, áudio e vídeo, a premiação reconheceu reportagens publicadas na Folha de S. Paulo, Estadão.com, Rádio Tabajara e TV Liberal como os melhores trabalhos da primeira edição.

Os trabalhos vencedores abordam temas importantes que vão desde a organização de coletivos para ajudar pessoas da comunidade LGBTQIA+ vulneráveis e a adoção de pronomes neutros por pessoas e empresas até a cobertura de eventos do Dia do Orgulho LGBTQIA+ e a importância do uso do vocabulário inclusivo.

Oferecendo mais informações sobre esta linguagem, um pré-requisito a participantes para inscrição no prêmio, a HBO lançou o GUIA TODXS NÓS DE LINGUAGEM INCLUSIVA, elaborado com o apoio da consultoria especializada em diversidade [DIVERSITY BBOX]. O Guia promove uma reflexão sobre a comunicação como forma ativa de dar visibilidade a pessoas transgênero binárias e não-binárias, além de sugerir maneiras de se utilizar esta linguagem, e pode continuar sendo usado para a preparação de quaisquer textos – jornalísticos ou não. Para acessar o Guia, clique aqui.

Veja abaixo os vencedores do 1o Prêmio de Jornalismo Inclusivo, que teve este ano o tema ‘TODXS NÓS – LINGUAGEM VIVA E INCLUSIVA’:

IMPRESSO

Rede ligada à Parada LGBT reúne coletivos e vai às ruas para ajudar gays e travestis vulneráveis, de Fabiana Schiavon, para a Folha de S. Paulo.

ONLINE

VÍDEO
Ativistas falam sobre Dia do Orgulho LGBTQIA+, de Luiz Gustavo Ferreira, Alexandre Gibson, Silvio Monteiro, Moisés Gonzaga e Maurício de Sousa Neves, para a TV Liberal, sediada em Belém (PA).

ÁUDIO
Linguagem Inclusiva, de Mateus Silomar e João Lucena Lira, para a Rádio Tabajara, sediada em João Pessoa (PB).

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato