Divulgação Globo |
Enquanto não chega a estreia de 'As Five' no Globoplay, os fãs das cinco amigas de 'Malhação: Viva a Diferença' terão a oportunidade de mergulhar no universo de Keyla (Gabriela Medvedovski), Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Benê (Daphne Bozaski) e Tina (Ana Hikari) e de suas intérpretes através do 'Making Five', o making of que faz uma viagem ao passado mostrando a formação do grupo, a escolha das protagonistas e o sucesso por trás da novela que ganhou o Emmy Kids Internacional em 2018.
Dividido em quatro episódios – cada um com 25 minutos -, ‘Making Five’ tem direção artística de Fabricio Mamberti, que também é o criador do projeto, ao lado de Marcel Souto Maior. A estreia no Globoplay é nesta quinta-feira, dia 24, com o episódio ‘Origem’. A iniciativa surgiu logo após a live ‘Revelação’, realizada em agosto, que anunciou nas redes sociais a data de estreia do ‘spin of’ ‘As Five’, marcada para 12 de novembro. Com a grande repercussão entre os fãs, Fabrício acreditou que uma abordagem mais profunda sobre as protagonistas e o processo de criação da série seria o aquecimento ideal para o público entrar no clima enquanto aguarda a chegada da série original Globoplay à plataforma. “O ‘Making Five’ mostra a força da série e das atrizes tanto como figuras públicas quanto nos bastidores. Traz um pouco sobre a personalidade de cada uma delas e suas origens. Elas são jovens talentosas, muito engajadas e inspiradoras, o que explica a comoção que causam no público”, observa ele.
Além dos depoimentos das cinco atrizes, ‘Making Five’ também conta com as participações do autor Cao Hamburger, de Paulo Silvestrini, diretor de ‘Malhação: Viva a Diferença’, e do produtor de elenco Guilherme Gobbi. “O nosso objetivo era mostrar além da trajetória das atrizes, a construção de um produto e as pessoas que estão por trás deste sucesso”, conta o diretor. ‘Making Five’ foi dividido em quatro episódios: ‘Origem’, ‘Personas’ (8/10), ‘Bastidores’ (22/10) e ‘Contagem Regressiva’ (5/11), que serão disponibilizados na plataforma a cada 15 dias.
Em ‘Origem’, imagens inéditas dos testes de elenco, a preparação, as primeiras gravações, além de registros de arquivo pessoal das atrizes relembram as trajetórias das cinco atrizes até a produção de 'Malhação: Viva a Diferença'. No episódio ‘Personas’, o foco são as cinco atrizes e as personagens com seus sonhos, lutas, características e fragilidades. Em seguida, ‘Bastidores’ acompanha o processo de construção e transformação das personagens desde a adolescência em ‘Malhação: Viva a Diferença’ até o início da vida adulta, na série ‘As Five’. E, para encerrar, ‘Contagem Regressiva’ traz os fãs como protagonistas. A mobilização nas redes sociais, a live ‘Revelação’ e as Five como porta-vozes da Geração Z. Além das protagonistas, autor e diretor, falam sobre a expectativa para a série e os desdobramentos da nova fase de ‘As Five’.
Para Marcel Souto Maior, o diferencial de ‘Making Five’ é o mergulho na jornada de cada atriz e de suas respectivas personagens. “Fizemos o cruzamento de suas histórias de vida e visões de mundo com os desafios e dilemas enfrentados por suas personagens em ‘Malhação: Viva a Diferença’ e agora, na faixa dos 22 anos, na série ‘As Five’, explica. Ao mesclar imagens inéditas e depoimentos emocionantes, pontuados por sequências icônicas da temporada de 'Malhação' e cenas do que vem por aí, ‘Making Five’ é mais que um ‘esquenta’ para os fãs antes da estreia da série: “O resultado é também um retrato dos sonhos e desafios da Geração Z, formada por milhões de jovens, que seguem as Five - as atrizes e personagens -, como inspiração e referência”, conclui.
Com mais de 40 horas de material gravado, Juliana Neves, editora e parceira criativa do projeto, foi a responsável pela construção da narrativa de ‘Making Five’ a partir das entrevistas conduzidas por Fabrício e Marcel. “São depoimentos emocionantes, imagens de bastidores e de arquivos pessoais das atrizes, o que ajudou a construir uma narrativa que nos faz mergulhar no universo das personagens e conectar o espectador com a essência das Five”, conta.
Em um dos depoimentos, Cao Hamburger lembra o processo de seleção das cinco protagonistas. “‘Malhação’ é a oportunidade de lançar novos talentos do entretenimento. Tínhamos a missão de encontrar, além de cinco atrizes, talentos com a qualidade de estrelas”, lembra. Durante o processo, Paulo Silvestrini, diretor de ‘Malhação: Viva a Diferença’, relembra a bateria de testes e as primeiras gravações. “Este grupo que elas foram capazes de criar e montar diz muito a respeito da natureza do projeto. Traz a celebração dessas diferenças e da possibilidade incrível que é o convívio entre elas”, conclui.
As atrizes também revelam como a aprovação para a novela marcou uma nova fase na trajetória profissional de cada uma. “Saí de Minas Gerais muito pequena e determinada porque eu queria aparecer na televisão como a Taís Araújo em ‘Da Cor do Pecado’”, recorda Heslaine Vieira. O sonho da atuação também marca Gabriela Medvedovski desde a infância. “A vontade de investir na atuação surgiu quando eu, ainda criança, fui assistir a um musical no teatro. Ali percebi que era o que eu desejava fazer”, lembra. Manoela Aliperti, a Lica, também já dava sinais desde pequena de que a arte determinaria sua vida adulta. “Nunca tinha pensado em ser atriz, mas sempre fui uma criança criativa. Minha mãe notou isso e fui parar nas aulas de teatro. Depois disso, tudo fez sentido pra mim”, conta Manoela, que foi a primeira das Five a ser escolhida. Daphne Bozaski, intérprete de Benê, avalia a força da personagem na história. “Ela é uma menina que representa todas as pessoas que já se sentiram alguma vez diferentes. Benê é a liga para essas amigas estarem juntas”, define. Para Ana Hikari, a temática principal que envolve o grupo é algo universal. “O fato de ter a amizade como forma mais bonita de amor é o que faz as Five serem as Five”, define.
‘Making Five’ é um making of em quatro episódios sobre as Five, grupo de amigas que protagonizou 'Malhação: Viva a Diferença' e que inspira os fãs na ficção e por trás das câmeras, criado por Fabrício Mamberti e Marcel Souto Maior, com direção artística de Fabrício Mamberti.