Divulgação TV Brasil |
A edição inédita do Ciência é Tudo que vai ao ar este sábado (26), às 8h30, na TV Brasil, fala sobre os instrumentos de transformação de grande impacto na sociedade que são criados a partir da união entre o conhecimento científico e os saberes do povo. As tecnologias sociais, como são chamadas, costumam ser utilizadas para promover a autonomia, gerar mais renda e diminuir as desigualdades sociais.
Apresentado pela jornalista Priscila Rangel, o programa revela como a tecnologia social pode amenizar problemas de acesso à água potável e ao saneamento básico, comuns em diversas regiões do Brasil. A atração mostra iniciativas do Instituto Mamirauá, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que buscam saúde e qualidade de vida para os moradores da Região Amazônica, além de promoverem desenvolvimento sustentável, com a preservação do ecossistema local.
A inovação também é usada para o bem-estar social com projetos como a construção de habitações por meio da tecnologia de impressão 3D. Esta edição do Ciência é Tudo apresenta como essa ideia é desenvolvida por diferentes engenheiros brasileiros.
No quadro de entrevistas, o programa traz uma conversa com Rogério Miziara, assessor especial da Diretoria de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil, sobre o projeto “Transforma”, que identifica e apoia técnicas, métodos e conhecimentos com potencial para solucionar problemas em comunidades.
Tags
Programação