70 anos da televisão brasileira: Lucélia Santos conversa com Pedro Bial sobre o sucesso internacional de ‘Escrava Isaura’

Divulgação Globo
Em mais uma entrevista da série especial sobre os 70 anos da televisão brasileira, Pedro Bial conversa nesta sexta-feira, dia 31, com a atriz brasileira de fama internacional Lucélia Santos. No bate-papo, a convidada fala sobre como foi encarnar a protagonista da novela ‘Escrava Isaura’, sucesso no Brasil, em 1976, e exportada para mais de 100 países, além da repercussão da obra em sua carreira. Durante a entrevista, Lucélia também relembra amizades e parcerias profissionais, como a relação com Nelson Rodrigues, além de histórias envolvendo fãs e líderes mundiais, inclusive Fidel Castro. 
Estudiosos americanos já afirmaram que ‘Escrava Isaura’ é o maior sucesso da teledramaturgia mundial. Em Cuba, o governo chegou a cancelar o racionamento de energia elétrica durante o horário da novela. Tamanho êxito marcou de forma definitiva a vida e a carreira da jovem Lucélia Santos, então adolescente, que, na entrevista de sexta-feira, garante nunca ter se deslumbrado com o que viu ou ouviu: “Eu encaro a profissão como um ofício como qualquer outro. Nunca tive essa fantasia. Eu sempre quis a fama e o sucesso, evidentemente, mas eu nunca perdi o chão. O meu ganha-pão é o trabalho que eu tenho que fazer artesanalmente, no palco, através da construção da personagem”. Hoje, já adulta e madura, ela completa: “Um dia eu era a Isaura, mas tudo é impermanente. Hoje é, amanhã não é. Eu tinha muito a determinação de vencer na carreira como atriz e ter meu trabalho reconhecido, mas nunca deixei que a fama e o estrelato subissem à minha cabeça.” 
Durante o programa, Pedro Bial e Lucélia Santos revisitam algumas imagens que ilustram o sucesso da novela em países como China, Cuba, Alemanha e Rússia. Ao ser questionada sobre qual pode ter sido a fórmula de sucesso da obra de Gilberto Braga, a atriz diz: “Eu acho que a Isaura tem qualidades incríveis de um grande folhetim. A heroína que sofre e é oprimida. É a linguagem internacional de oprimido e opressor”. 
Ainda no ‘Conversa com Bial’, a entrevistada compartilha histórias de seus fãs famosos, como Fidel Castro, que pedia para assistir aos capítulos com antecedência: “Ele não conseguia esperar”, e Nelson Rodrigues: “Ele ligava para o Gilberto Braga para saber o que ia acontecer”. Lucélia Santos ainda fala sobre a sua luta ambiental e admiração por artistas como Fábio Jr, Tarcísio Meira, Regina Duarte e Marcos Paulo.  
Com direção artística de Mônica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai a ao ar de segunda a sexta-feira, após o 'Jornal da Globo'.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato