Divulgação TV Brasil |
Um novo episódio da série Conhecendo Museus vai até o Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro para conferir de perto uma parte da história cultural do país contada através da música e da imagem. O programa inédito vai ao ar na segunda-feira (29), às 7h15, na TV Brasil.
Inaugurado em 1965, o MIS é considerado o primeiro museu audiovisual do Brasil. Além de preservar importantes coleções que atendem aos interesses de um público pesquisador amplo e diversificado, o prédio da Praça XV, tombado em 1989, é em si uma das mais belas peças de sua coleção, constituindo um exemplar histórico raro dos pavilhões construídos para abrigar a Exposição do Centenário da Independência do Brasil, realizada em 1922.
Além do prédio da Praça XV, o MIS começou a ocupar, nesse mesmo ano, um outro edifício, localizado no bairro da Lapa. Essa sede é atualmente ocupada por setores administrativos do museu e abriga parte da coleção disponível à pesquisa.
O programa de segunda mostra o acervo de cerca de 1.100 depoimentos com, aproximadamente, quatro mil horas de gravação abrangendo os mais diversos segmentos da cultura. O MIS não se restringe à guarda de objetos remanescentes do passado, mas está em dia com o presente e voltado para o futuro. Registra e preserva a memória, usando tecnologias disponíveis em cada época.
São 30 coleções que reúnem 304.845 documentos nos mais variados suportes. Lá é possível conferir 93 mil fotografias, incluindo 1700 negativos em vidro e 26 mil estereoscópicas, de grande valor histórico, algumas raras; uma discoteca de quase 60 mil discos entre LPs, compactos e 78 RPM, das diversas compilações, com cerca de 18 mil discos da Rádio Nacional, reunindo músicas, novelas e scripts de programas que marcaram época. A maioria das coleções chegou ao MIS por meio de doação, e algumas foram adquiridas no momento de sua fundação.
Além do acervo documental, o espaço possui uma reserva técnica, onde estão guardados os objetos tridimensionais das diferentes coleções e uma biblioteca com aproximadamente nove mil títulos entre livros, catálogos, revistas e teses. Na reserva técnica, a atração desta segunda revela preciosidades como o saxofone de Abel Ferreira, o piano de Ernesto Nazaré, indumentárias de Elizeth Cardoso e o bandolim do Jacob.
Tags
Programação