Divulgação TV Brasil |
Em mais uma edição inédita na manhã de sábado (20), o Ciência é Tudo apresenta a tecnologia por trás dos satélites e de que forma eles facilitam a comunicação global por sinais de TV, internet e telefone. O programa vai ao ar às 8h30, na TV Brasil.
Monitoramento do clima, da poluição e do desmatamento são algumas das possibilidades oferecidas pelos satélites. O Ciência é Tudo entrevista o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Darcton Damião, que analisa o papel da indústria nacional na produção de satélites educacionais, científicos e de monitoramento. O INPE está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que atua no desenvolvimento de satélites e tecnologias espaciais.
O quadro Ciência é Universo explica o funcionamento da tecnologia utilizada nos aparelhos com Sistema de Posicionamento Global (GPS). Esses equipamentos dependem de uma rede de satélites interligados que captam informações e as distribuem ao redor da Terra. Com isso, são capazes de determinar a posição de um objeto em qualquer lugar do planeta.
Tags
Programação