Aplaudido no Festival do Rio, 'Açúcar', com Maeve Jinkings, estreia no canal Curta!

Divulgação
A relação conflituosa entre a aristocracia e os trabalhadores dos canaviais é o foco do longa “Açúcar”, dos diretores Renata Pinheiro e Sergio Oliveira (de “Estradeiros”/2011), que estreia no Curta! após passagem pelo Festival do Rio e pelo International Film Festival Rotterdam, na Holanda, entre outros. Foi o filme mais aplaudido entre todos os que competiram na mostra Première Brasil do evento carioca, em 2017, segundo noticiou o crítico Rodrigo Fonseca.

O filme é protagonizado pela atriz Maeve Jinkings, que vive a personagem Bethânia, em atuação elogiada pela crítica. A trama se funde às paisagens da Zona da Mata pernambucana, para onde Bethânia regressa na esperança de retomar o controle das terras onde viveram gerações de sua família.

Ali, algo de fantástico e sobrenatural se soma a uma história que explora tensões sociais e raciais, contrapondo tradições e valores aristocráticos à imperiosa necessidade de libertação e autonomia dos descendentes de escravos.  Esse mesmo conflito entre o moderno e o arcaico se repente internamente em Bethânia, cuja história pessoal se confunde com a formação de uma identidade nacional repleta dessas contradições.

Inédita na TV, “Açúcar” é uma produção da Aroma Filmes e tem como coprodutores o canal Curta!, a Boulevard Filmes e a distribuidora Synapse.  A estreia é na Quarta do Cinema, 24 de junho, às 22h20.

Última entrevista filmada de Philip Roth se torna um documentário sobre o escritor

Em junho de 2014, o diretor François Busnel esteve na casa de Philip Roth, em Connecticut, para gravar uma entrevista. O que ele não sabia é que aquele seria o último depoimento filmado do recluso escritor americano, que viria a morrer em 2018. Esse material virou a matéria-prima do documentário “Encontro com Philip Roth — Biografia de Uma Obra”.

Roth é conhecido por uma literatura que explora desejos sexuais e demais questões íntimas, comuns aos seres humanos, mas por vezes transformadas em tabu. Tornou-se famoso em 1969, com o livro “O Complexo de Portnoy”. No documentário, que acabou sendo uma homenagem póstuma, Roth fala, por exemplo, de suas inquietações com a escrita e de seu processo criativo ao longo de tantos anos de experiência como escritor. A exibição é na Quinta do Pensamento, 25 de junho, às 23h.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato