Divulgação |
A relação conflituosa entre a aristocracia e os trabalhadores dos canaviais é o foco do longa “Açúcar”, dos diretores Renata Pinheiro e Sergio Oliveira (de “Estradeiros”/2011), que estreia no Curta! após passagem pelo Festival do Rio e pelo International Film Festival Rotterdam, na Holanda, entre outros. Foi o filme mais aplaudido entre todos os que competiram na mostra Première Brasil do evento carioca, em 2017, segundo noticiou o crítico Rodrigo Fonseca.
O filme é protagonizado pela atriz Maeve Jinkings, que vive a personagem Bethânia, em atuação elogiada pela crítica. A trama se funde às paisagens da Zona da Mata pernambucana, para onde Bethânia regressa na esperança de retomar o controle das terras onde viveram gerações de sua família.
Ali, algo de fantástico e sobrenatural se soma a uma história que explora tensões sociais e raciais, contrapondo tradições e valores aristocráticos à imperiosa necessidade de libertação e autonomia dos descendentes de escravos. Esse mesmo conflito entre o moderno e o arcaico se repente internamente em Bethânia, cuja história pessoal se confunde com a formação de uma identidade nacional repleta dessas contradições.
Inédita na TV, “Açúcar” é uma produção da Aroma Filmes e tem como coprodutores o canal Curta!, a Boulevard Filmes e a distribuidora Synapse. A estreia é na Quarta do Cinema, 24 de junho, às 22h20.
Última entrevista filmada de Philip Roth se torna um documentário sobre o escritor
Em junho de 2014, o diretor François Busnel esteve na casa de Philip Roth, em Connecticut, para gravar uma entrevista. O que ele não sabia é que aquele seria o último depoimento filmado do recluso escritor americano, que viria a morrer em 2018. Esse material virou a matéria-prima do documentário “Encontro com Philip Roth — Biografia de Uma Obra”.
Roth é conhecido por uma literatura que explora desejos sexuais e demais questões íntimas, comuns aos seres humanos, mas por vezes transformadas em tabu. Tornou-se famoso em 1969, com o livro “O Complexo de Portnoy”. No documentário, que acabou sendo uma homenagem póstuma, Roth fala, por exemplo, de suas inquietações com a escrita e de seu processo criativo ao longo de tantos anos de experiência como escritor. A exibição é na Quinta do Pensamento, 25 de junho, às 23h.
Tags
Programação