Divulgação Canal Brasil |
Diversidade, empoderamento e respeito acima de tudo. No Canal Brasil, tem conteúdo LGBTQI+ o ano inteiro. Em junho, no entanto, é ainda mais especial: para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+ (28 de junho), o mês contará com estreias e programações em forma de homenagem.
Junho já começa com novidade e a volta do talk show mais irreverente da TV! No dia 1º, à 0h, Linn da Quebrada e Jup do Bairro invadem as telas com os episódios inéditos de “TransMissão”, repletos de bate-papos sobre questões de gênero, sexo, raça e temas variados do cotidiano. Defensoras da igualdade e da liberdade, as apresentadoras recebem convidados tão engajados quanto elas: Pedro Bial, Liniker, Criolo, Amara Moira, Xico Sá, Matheus Nachtergaele, Rennan da Penha, entre outros. Na estreia, a dupla conversa com a atriz Dira Paes, que fala sobre carreira e feminilidade. Na antevéspera da estreia, os dois primeiros episódios estarão liberados no Canal Brasil Play, também para não assinantes.
A comemoração também rolará às sextas, sábados e domingos, de 5 a 28 de junho, sempre às 23h10, com o “Especial Orgulho LGBTQI+”. O Canal Brasil preparou uma seleção com 12 produções, entre ficções e documentários, que exaltam orgulho e amor em toda a sua diversidade a partir das lentes do cinema. Entre os destaques, os inéditos e exclusivos “Rogéria: Senhor Astolfo Barroso Pinto” e “Mr. Leather”. O primeiro inicia a mostra e mergulha na vida e trajetória artística da homenageada, figura irreverente do cenário artístico brasileiro. A produção revisita sua história desde a infância até a versatilidade nos palcos como cantora, atriz, maquiadora e transformista.
Já na sexta, dia 26, é a vez da produção de Daniel Nolasco, que acompanha a segunda edição do concurso Mr. Leather Brasil, competição realizada por homens gays fetichistas, em especial nas roupas de couro e na prática de BDSM. O campeão recebe o prêmio pelas mãos de Dom Barbudo, o primeiro Mr. Leather do país, e terá como tarefa divulgar a cultura do couro durante o próximo ano. A lista do “Especial Orgulho LGBTQI+” também conta com os premiados “Praia do Futuro” (dia 7), “Bixa Travesty” (dia 13), “Tangerina” (dia 19), “Tinta Bruta” (dia 20), “Tatuagem” (dia 21), “Divinas Divas” (dia 28), entre outros. Confira abaixo a programação completa.
Tem mais programação especial com a chegada de dois documentários inéditos ao Canal Brasil. “Como Somos” vai ao ar no dia 1º, às 18h50, e propõe uma reflexão sobre diversos assuntos, como identidade de gênero, transexualidade, saúde, religião e psicologia. Na produção, o cineasta Rafael Botta retrata o cotidiano de gays, lésbicas, trans e travestis a partir da década de 1980 e a escalada de violência e homofobia, além de traçar uma cronologia de relevantes conquistas da população LGBTQI+.
Na quarta, dia 3, às 20h, o destaque é para “Carta Para Além dos Muros”, de André Canto. O documentário remonta os caminhos do vírus causador da AIDS no Brasil ao longo das quatro últimas décadas, desde o seu surgimento e sua fase epidêmica, nos anos 1980 e 1990, até os dias atuais. A produção relembra casos conhecidos como os de Cazuza e Betinho e reúne depoimentos de quem convive de perto com a doença - médicos, especialistas, autoridades e personalidades – para explicar os efeitos da doença na população brasileira e o avanço das possibilidades de tratamento.
A programação temática fica completa com a maratona de todos os episódios de “Toda Forma de Amor”, série original Canal Brasil, no domingo, dia 28, a partir de 0h45. Com direção de Bruno Barreto e roteiro de Marcelo Pedreira, a produção aborda de forma corajosa e direta o universo LGBTQI+, explorando as múltiplas possibilidades de afeto entre personagens de sexualidade fluida. Como pano de fundo, a história traz ainda uma sequência de assassinatos misteriosos. O elenco é formado por Gabrielle Joie, Wallie Ruy, Guta Ruiz, Romulo Arantes Neto, Juan Alba, Eucir de Souza, entre outros.
O mês de homenagens ainda ganha uma chamada emocionante e inspiradora, que mescla cenas de alguns filmes e documentários do “Especial Orgulho LGBTQI+”, como Bixa Travesty”, “Flores Raras” e “Praia do Futuro”. Linn da Quebrada e Jup do Bairro dão voz ao texto de fundo, que afirma todos os motivos pelos quais continuam na luta por seus direitos na sociedade. Assista e se prepare para um mês para lá de especial: vinheta.
Tags
Programação