Orkestra Rumpilezz leva seu "groove" ao Cena Instrumental na noite de sexta-feira

Divulgação TV Brasil
Conhecida pela sonoridade única, que une percussão brasileira e instrumentos de sopro, a Orkestra Rumpilezz apresenta-se no programa Cena Instrumental que a TV Brasil exibe na sexta, dia 10, à 1h. Criada em 2006 pelo maestro, arranjador e compositor Letieres Leite, a Rumpilezz conta somente com sopros e percussões e carrega sua intenção no nome: a combinação dos três atabaques do candomblé – rum, rumpi e lé – com as duas últimas letras da palavra jazz.

Para o repertório, Letieres Leite e a Orkestra Rumpilezz escolheram obras que são referência em seu trabalho, como as de Dorival Caymmi, Moacir Santos e banda Black Rio. Os convidados ainda interpretam músicas gravadas nos dois primeiros álbuns.

"A idealização do projeto começou ainda na década de 1980, porque eu sempre tive essa vontade de unir essas duas paixões minhas: a percussão e a orquestra de sopro", conta Letieres Leite no papo com a apresentadora Bia Aparecida.

De acordo com Leite, a ideia é apresentar a percussão de matriz africana, muito presente na música baiana, aliada às harmonias modernas do jazz contemporâneo.

"A Rumpilezz é o meu cartão de visita para provar que a música negra brasileira pode ser reconhecida como música estruturada e que tem seus rigores", avalia o maestro, com mais de três décadas de carreira e 60 anos de idade.

O baiano explica a influência de sua terra natal em sua produção artística. "Na música instrumental, eu via pouca coisa do lugar em que nasci, perto do Centro Histórico de Salvador. Já recebia desde novo essas informações rítmicas que eu coloco na minha música hoje", comenta.

O programa Cena Instrumental – produção da TV Brasil apresentada pela jornalista e cantora Bia Aparecida – reúne instrumentistas consagrados e revelações da música instrumental brasileira para apresentações de jazz, rock, blues, regional, frevo, baião, choro, baladas e outros ritmos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato