Divulgação Canal Brasil |
SEGUNDA-FEIRA, 27 DE ABRIL
O Processo (2018) (137’)
Horário: Segunda, 27/04, às 18h55
Classificação: Livre
Direção: Maria Augusta Ramos
Sinopse: Em cerca de 450 horas de material filmado, Maria Augusta Ramos acompanhou o processo que culminou no impeachment da presidente Dilma Rousseff. Concentrada em sua defesa, formada por José Eduardo Cardozo, Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias, a diretora faz um estudo particular dos bastidores desse momento histórico, ao longo de reuniões e discussões no Senado Federal, mas também por meio das expressões de seus protagonistas e dos defensores do impeachment. Coprodução do Canal Brasil, o filme foi exibido com destaque no Festival de Berlim em 2018.
TERÇA-FEIRA, 28 DE ABRIL
QUERIDA, VOU COMPRAR CIGARROS E JÁ VOLTO (2011) (81’)
[Latinidades]
Horário: Terça, 28/04, às 22h
Classificação: 14 anos
Direção: Mariano Cohn e Gastón Duprat
Sinopse: Ernesto (Emilio Disi) é um homem de 63 anos, resignado por ter levado uma vida sem grandes emoções ou feitos memoráveis. À mesa de um restaurante com a esposa, ele recebe uma inusitada proposta de um homem (Eusebio Poncela) sentado a algumas cadeiras de distância: ele ganharia um milhão de dólares e poderia reescrever dez anos de sua existência a partir de qualquer data à sua escolha. De início, ele desconfia da curiosa proposta e duvida de sua habilidade de voltar no tempo, mas como deseja consertar todos os erros de seu passado, aceita a oferta e sai do restaurante dizendo para a mulher que vai comprar cigarros em um bar.
Consertar os erros da vida sabendo do futuro não é uma tarefa tão simples, fato rapidamente compreendido por Ernesto. Sua primeira parada no tempo é para pedir desculpas à mãe, quando ela estava em seu leito de morte. Logo depois, ele tenta antecipar atrações de sucesso nos anos subsequentes e cria o primeiro reality show da Argentina, mas a experiência não alcança grande êxito. Também não é próspero na investida de escrever a música “Imagine” antes de John Lennon e acaba acusado de plágio pelo Beatle. Ao alertar o governo americano dos atentados às torres do World Trade Center, é incriminado como um dos mentores do ato terrorista. A cada tentativa de reescrever seu passado, ele entende as consequências de cada atitude e vê que, ao tentar modificar seu presente altera radicalmente o futuro.
QUARTA-FEIRA, 29 DE ABRIL
GIG - A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO (2019) (92’)
INÉDITO E EXCLUSIVO
[É Tudo Verdade]
Horário: Quarta, 29/04, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Carlos Juliano Barros, Caue Angeli e Maurício Monteiro Filho
Sinopse: Produzido pela ONG Repórter Brasil, o filme denuncia os efeitos da chamada GIG economy, expressão inglesa para explicar a grande oferta de trabalhadores acionados via aplicativos de celular. A produção alerta para os baixos rendimentos de quem oferece seus serviços por plataformas digitais, a falta da aplicação de leis trabalhistas, a elevação da desigualdade social e as condições precárias de trabalho.
QUINTA-FEIRA, 30 DE ABRIL
IRMÃ DULCE (2014) (90’)
Horário: Quinta, 30/04, à 0h30
Classificação: 10 anos
Direção: Vicente Amorim
Sinopse: Cinebiografia de Irmã Dulce (Bianca Comparato/Regina Braga), que, em vida, foi chamada de “Anjo Bom da Bahia”, também indicada ao Nobel da Paz e beatificada pela Igreja. Contemplando da década de 1940 aos anos 1980, o filme mostra como a religiosa católica enfrentou uma doença respiratória incurável, o machismo, a indiferença de políticos e até mesmo os dogmas da Igreja para dedicar sua vida ao cuidado dos miseráveis – personificados na figura do fictício João (Amaurih Oliveira) –, deixando um legado que perdura até hoje.
SEXTA-FEIRA, 1 DE MAIO
ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE (2012) (90’)
Horário: Sexta, 1/05, às 18h20
Classificação: 12 anos
Direção: Roberto Santucci
Sinopse: Tino (Leandro Hassum) vê sua vida virar de ponta a cabeça depois de ganhar na loteria. Levando uma vida de ostentação ao lado da mulher, Jane (Danielle Winits), ele gasta todo o dinheiro em 15 anos. Quando se vê quebrado, Tino aceita a ajuda do vizinho Amauri (Kiko Mascarenhas), um consultor de finanças super burocrático. Para evitar que Jane descubra a nova situação financeira da família, Tino se envolve em várias confusões para fingir que tudo continua bem.
SÁBADO, 2 DE MAIO
MEU PASSADO ME CONDENA - O FILME (2013) (102’)
Horário: Sábado, 2/05, às 20h30
Classificação: Livre
Direção: Julia Rezende
Sinopse: Quando Fábio (Fábio Porchat) e Miá (Miá Mello) se encontram, é amor à primeira vista. Eles se casam um mês depois de se conhecerem e decidem viajar à Europa em um cruzeiro em lua de mel. Só que, durante a viagem, eles encontram seus antigos namorados, Beto (Alejandro Claveaux) e Laura (Juliana Didone), que hoje estão juntos e também passam a lua de mel no navio.
DOMINGO, 3 DE MAIO
CASA DE AREIA (2005) (103’)
Horário: Domingo, 3/05, às 20h55
Classificação: 16 anos
Direção: Andrucha Waddington
Sinopse: O português Vasco (Ruy Guerra) leva a mulher grávida, Áurea (Fernanda Torres), e a mãe dela, Dona Maria (Fernanda Montenegro), em busca de um sonho: viver nas terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados e sem nenhum indício de civilização por perto. Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver. Depois de serem abandonados pela caravana, Vasco morre e deixa Áurea e Dona Maria sozinhas no local. Aos partirem em busca de ajuda, elas encontram Massu (Seu Jorge), um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e Dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída.