Divulgação Animal Planet |
A partir desta terça-feira, 28 de abril, às 22h45, o Animal Planet acompanha o biólogo Forrest Galante na missão de busca por animais selvagens que estariam relegados ao passado. Na segunda temporada da série EXTINTO OU NÃO? (Extinct or Alive), Forrest continua a apurar relatos de aparições dessas espécies para averiguar se elas ainda existem.
Em expedições repletas de aventura, Forrest se embrenha em selvas, percorre cavernas e mergulha nas profundezas dos oceanos à procura de sinais da existência de animais dados como extintos e, sobretudo, na tentativa de avistá-los. O hipopótamo-de-Madagascar, o leão-do-cabo e o jacaré que seria um sobrevivente pré-histórico na selva da Colômbia são alguns dos animais na lista de Forrest.
Com uma hora de duração, cada um dos episódios da nova safra tem como foco uma missão de busca. Tudo começa quando Forrest recebe informações sobre relatos de pessoas que teriam visto animais muito diferentes dos geralmente encontrados em seus locais de residência ou trabalho – pode ser o primeiro sinal de uma espécie rara e que havia desaparecido da face da Terra.
A cada ano, cerca de duzentos animais são classificados como extintas. No entanto, os critérios utilizados para declarar a extinção não excluem a possibilidade de que ainda haja indivíduos dessas espécies vivendo em locais de difícil acesso aos humanos.
Por isso, são inúmeros os casos de “redescoberta” de animais que foram dados como extintos – motivo de alegria e lembrete da urgência na preservação da natureza e proteção dessas espécies ameaçadas. Forrest segue os passos de seu avô, que provou a existência em nossos tempos de um peixe pré-histórico cuja extinção teria ocorrido há mais de sessenta milhões de anos.
No episódio de estreia, Forrest tem um grande desafio pela frente: ele espera encontrar o pica-pau-bico-de-marfim, a maior ave entre os pica-paus. A espécie permaneceu entre as extintas por mais de sessenta anos quando, entre os anos de 2004 e 2005, registros visuais forneceram pistas da existência de um macho na natureza.
Depois de receber um vídeo enviado por um fã de seu trabalho, Forrest inicia a busca pelo pássaro conhecido como o Santo Graal dos ornitólogos. A busca por aves é especialmente difícil e exigirá que Forrest use uma gravação feita há oitenta anos, o único registro em áudio do som emitido por um pica-pau-bico-de-marfim. Ainda, ele terá de subir em árvores gigantescas em um território protegido por predadores como crocodilos e serpentes.
Tags
Programação