Divulgação TV Brasil |
Conhecido pelo apelido de "Divino", Ademir da Guia tem destaque no episódio inédito da série "10x10 - os donos da camisa" que a TV Brasil exibe nesta terça (14), às 19h30. Filho do consagrado Domingos da Guia, ex-jogador da seleção e zagueiro clássico, o homenageado herdou a técnica do pai e tornou-se o maior ídolo da história do Palmeiras.
A partir dos registros do ex-cinegrafista Chico, a produção documental resgata jogadas marcantes do craque alviverde com imagens de acervo do Canal 100 que foram restauradas e digitalizadas. A segunda parte do programa sobre o meia vai ao ar na quarta (15), no mesmo horário, na tela da emissora pública.
Ademir da Guia também é considerado um dos astros mais injustiçados do futebol brasileiro. Ele só foi convocado 14 vezes para defender a seleção em sua longa carreira no esporte. Ele disputou apenas uma partida com a Amarelinha em Copas do Mundo, na Alemanha, em 1974, quando o país já estava eliminado. Ele começou o jogo contra a Polônia na decisão de terceiro lugar e foi substituído no intervalo.
Líder de uma geração palmeirense
Revelado pelo Bangu, Ademir da Guia foi o principal jogador do Palmeiras por mais de 15 anos, entre 1962 e 1977, durante a época da chamada "Academia". Titular absoluto, o meio-campista colecionou títulos e foi o atleta que mais vezes vestiu a camisa da equipe paulista em todos os tempos em 902 jogos.
Graças a Ademir e a sua geração, o Palmeiras foi um dos únicos times a desafiar o Santos de Pelé. Durante a passagem do craque pelo alviverde, o clube foi pentacampeão brasileiro. Se não fossem as conquistas do Palmeiras, a equipe do litoral teria levantado a taça do Paulistão onze vezes seguidas.
Com postura elegante, ele também travou uma grande rivalidade com o alvinegro Roberto Rivellino em clássicos entre o seu Palmeiras e o Corinthians. Ademir da Guia comandou o Palmeiras na derrota do Timão para o Verdão por 1 a 0 na final do Campeonato Paulista de 1974.
Repleto de classe em campo, ele foi um "maestro" que regia o elenco da "Academia" como se fosse uma orquestra. Ademir da Guia marcou época nos gramados do Palestra e foi aclamado pela torcida palmeirense como "Divino", alcunha que remete ao título do pai, que era chamado de "Divino Mestre".
A produção exibida na TV Brasil entrevista ex-jogadores como Edu Coimbra, Leão, Neto, Reinaldo e Zagallo que falam sobre Ademir da Guia. O programa também traz o depoimento de jornalistas experientes como José Trajano, Mauro Beting, Oscar Ulisses, Roberto Carmona e Washington Rodrigues.
A série documental revela às novas gerações lances, dribles e gols da carreira de atletas que se destacaram no futebol brasileiro como Dida, Dirceu Lopes, Gerson, Jairzinho, Pelé, Rivellino, Roberto Dinamite, Tostão e Zico.
Tags
Programação