Divulgação TV Brasil |
Para celebrar o talento e a elegância de Cartola e Paulinho da Viola, o Recordar é TV que a TV Brasil leva ao ar sábado (14), às 20h, resgata momentos antológicos dos músicos e poetas em entrevistas na década de 1980. Com depoimentos de Dona Zica (esposa de Cartola), Paulinho da Viola e do próprio Cartola, o episódio conta a trajetória dos artistas intercalada por interpretações de seus maiores sucessos.
Na primeira parte, o programa mostra a participação de Cartola no programa “Raízes”, que foi ao ar na extinta TV Educativa do Rio de Janeiro, em 1988.
Agenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, foi um dos fundadores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira junto com o amigo e grande parceiro musical Carlos Cachaça. Durante o programa, ele comenta a importância dessa e de outras parcerias em sua carreira. Autor de sambas inesquecíveis, Cartola é considerado um dos maiores compositores do país e sua poesia continua viva e renovada pelas novas gerações de cantores.
No segundo bloco, o Recordar é TV resgata o programa "Eu sou o show", com Paulinho da Viola, que foi ao ar em 1985 pela TV Educativa do Rio. O músico foi entrevistado por Cristina Prochaska e apresenta sua família, fala sobre suas referências musicais e canta seus maiores sucessos, como a canção "Foi um rio que passou em minha vida".
Durante o bate-papo, Paulinho da Viola fala sobre a importância do pai César Faria e suas referências musicais como Pixinguinha e Jacob do Bandolim, além de tocar ao lado do grupo Época de Ouro canções como "Implicante".
As composições do artista representam um universo particular na música popular brasileira: a união sofisticada da bossa nova com a vibração do samba. O choro, herdado do pai, ajudou a moldar a arte de Paulinho da Viola. Convidado por Hermínio Bello de Carvalho, Paulinho da Viola começou a carreira tocando no "Zicartola", famoso bar do lendário Cartola e sua mulher, Dona Zica.
Tags
Programação