Divulgação Globo/Guto Costa
|
A Globo lança nesta quinta-feira, dia 5, uma nova campanha para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que será veiculada, pela primeira vez, nos canais de TV aberta e fechada. Assinada em parceria com ONU Mulheres e Fundo Elas, a peça aborda temas como empoderamento feminino, empreendedorismo e equidade salarial, lembrando que as conquistas femininas não diminuem os espaços já ocupados por outros membros da sociedade – na verdade, elas se somam e contribuem para o desenvolvimento e a evolução de todos.
O filme marca uma nova fase da plataforma ‘Tudo começa pelo Respeito’. Na campanha do Dia Internacional da Mulher, a frase ‘Direitos iguais começam pelo Respeito’ é a mensagem que encerra as peças. Também como parte da iniciativa, a hashtag #Respeito será usada pelos perfis oficiais dos canais Globo nas iniciativas para o Dia Internacional da Mulher.
A programação da Globo na TV aberta traz debates sobre o papel da mulher nos dias de hoje, os desafios daquelas que encaram mercados de trabalho e espaços ainda majoritariamente masculinos, entrevistas especiais e homenagens para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo, 8 de março.
No ‘Encontro com Fátima Bernardes’ e no ‘Se Joga’, o Dia Internacional da Mulher será celebrado nesta sexta-feira, dia 6. O programa apresentado por Fátima Bernardes recebe uma trabalhadora de São Paulo que faz serviços de obra e consertos para clientes do sexo feminino, que muitas vezes sentem medo de contratar homens para serviços dentro de casa. O jogo de adivinhação “Nuvem Musical” terá somente cantoras brasileiras; e as atrizes Joana de Verona e Simone Spoladore, que interpretam personagens completamente diferentes na novela ‘Éramos Seis’, participam de um debate sobre o papel da mulher nos dias de hoje.
Já o ‘Se Joga’ mostra as mulheres que estão por trás de programas de TV, como cinegrafistas, operadoras de áudio e diretoras, e reverencia as do humor, com a presença das atrizes Verônica Debom e Luana Martau, do ‘Fora de Hora’, no jogo ‘ABC do humor’.
A ‘Sessão da Tarde’ de sexta-feira traz a comédia “Meu Passado Me Condena 2”, grande sucesso de bilheteria dirigido por Julia Rezende e protagonizado por Miá Mello e Fabio Porchat.
No sábado, dia 7, o ‘É de Casa’ mostra que um drink fictício criado por um bar do Rio de Janeiro funciona como um código para ajudar mulheres que se sintam intimidadas por qualquer pessoa no local. Em links ao vivo, os repórteres Manoel Soares e Valéria Almeida participam de uma feijoada ao som de muito samba em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento é realizado por um restaurante, em São Paulo, que prepara o cardápio usando produtos da horta montada na laje do estabelecimento. No mesmo dia, o ‘Caldeirão do Huck’ conta a história de Tia Edna. Moradora da periferia de Curitiba, no Paraná, há 20 anos, ela se dedica não só a seus filhos, mas das crianças de uma comunidade inteira. Seu trabalho atende 200 meninas e meninos, oferecendo esporte, alimentação e educação.
O ‘Supercine’ apresenta o blockbuster “O Quarto de Jack”, vencedor de vários prêmios, incluindo o Oscar de melhor atriz para Brie Larson. O filme é baseado no romance da irlandesa Emma Donoghue, que conta a saga de uma mãe mantida em cativeiro com seu filho de apenas cinco anos, que faz o possível para tornar suportável a vida no local.
Poucos ambientes são tão machistas quanto um estádio de futebol. Para quebrar essa estigma, cresce o número de torcidas organizadas femininas no Brasil. No ‘Esporte Espetacular’ de domingo, dia 8, a repórter Júlia Guimarães conversa com um grupo de mulheres que cobra posicionamentos dos clubes em situações de desrespeito e luta por mais espaço nas arquibancadas de norte ao sul do país. São integrantes de torcidas como Verdonas (Palmeiras), Torcedoras do Leão (Fortaleza), Coralinas (Santa Cruz), Elis Vive (Grêmio), Vascaínas Contra o Assédio (Vasco) e GrupA (Atlético-MG).
“Moana – Um Mar de Aventuras” é o filme escolhido para a ‘Temperatura Máxima’ do Dia Internacional das Mulheres. A menina polinésia encara os limites impostos por seus pais e decide velejar através do oceano para desvendar o mistério que envolve seus ancestrais, em uma viagem que pode mudar a vida de todos na ilha onde vive.
Já no 'Fantástico', a apresentadora Poliana Abritta apresenta a trajetória de Ester Sabino e Jaqueline Goes de Jesus, as duas mulheres que estão liderando a pesquisa sobre coronavírus no Brasil, e sua importância para a pesquisa nacional. Menos de 48 horas após o primeiro registro de um caso no país, foi divulgada a sequência completa do genoma do vírus em um paciente de 61 anos, de São Paulo. A análise indica que o genoma encontrado apresenta diferenças em relação ao usado como referência na cidade de Wuhan, na China.
Para fechar o domingo comemorativo, o ‘Cinemaço’ tem a vencedora do Oscar Angelina Jolie como a arqueóloga Lara Croft em “Tom Raider: a Origem da Vida”.
‘Semana da Mulher Gshow’
Para reafirmar a importância da voz feminina, o Gshow preparou uma série de matérias com a perspectiva de personalidades sobre temas como trabalho, família, sexo e desafios pessoais. A ‘Semana da Mulher Gshow’ tem a participação de nomes como as atrizes Fabiana Karla, Gabriela Medvedovski, Jéssica Ellen, Karine Teles, Debora Lamm; a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, e apresentadora Ana Furtado, que participa de um ensaio com publicação prevista para esta sexta-feira, dia 6.
Tags
Programação