Divulgação TV Brasil |
Com animação em 3D, o desenho "Lupita no Planeta de Gente Grande" é uma das novidades da TV Brasil de fevereiro em sua programação para as crianças. Dedicada à primeira infância, a obra infantil estreia nesta segunda (3). A série tem duas janelas, às 7h30, com recursos de acessibilidade, e às 10h, de segunda a sexta, na faixa TV Brasil Animada.
Em 13 episódios de sete minutos, a produção independente alia o tom pedagógico à uma perspectiva de aventura e ficção-científica nas tramas da pequena Lupita, uma bebê com cerca de um ano. A protagonista é mostrada como uma astronauta e cada ambiente, para ela, é como um planeta a ser explorado. O conteúdo foi realizado pelo estúdio Petit Fabrik, do Amazonas.
As histórias acompanham experiências da primeira infância relacionadas com as cores, os sons, as texturas, o ambiente e seus objetos. A série mostra o mundo pelo ponto de vista de Lupita.
Nesse universo infantil, o que os adultos falam é incompreensível. A única voz que a personagem compreende é a da narradora que conduz cada episódio da nova série exibida pela TV Brasil.
Lupita também conta com um "Descobridor de Coisas", um aparelho que ao ser apontado para um item, diz o nome do objeto e sua cor, além de algumas informações extras. Os bichos de pelúcia de Lupita também ganham vida em sua imaginação e tudo parece grande e misterioso.
Valorização do conteúdo independente nacional
Criada pela produtora amazonense Petit Fabrik, a série de animação infantil se distingue pela estética em que apresenta uma menina curiosa pelas descobertas e aprendizados no cotidiano. Dirigida por 1berto Rodrigues, Estêvão Queiroga e Glaubert Oliveira, a obra independente fomenta a imaginação e estimula o desenvolvimento sensorial das crianças na primeira infância.
A série "Lupita no Planeta de Gente Grande" é um dos conteúdos audiovisuais selecionados pelo programa Brasil de Todas as Telas, linha do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).
A TV Brasil é um dos canais que mais exibe conteúdo independente nacional. Além de ser uma grande apoiadora da produção de atrações infantis no mercado independente do país, a emissora estimula novos realizadores.
Em sua programação, o canal público reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças. Referência de conteúdo para a garotada na televisão aberta, a TV Brasil é uma das principais janelas para desenhos e animações nacionais.
Estímulo às produções infantis com acessibilidade
Com mais de 50 horas semanais de produção audiovisual para crianças e jovens, a emissora pública apresenta sessão diária com séries e desenhos animados de segunda a sexta-feira, a TV Brasil Animada. Em abril de 2019, quando a emissora estreou nova programação, a faixa dedicada ao público infantil foi reforçada.
No início da manhã, às 7h30, o canal exibe uma sessão especial que até 9h30 reúne produções para a garotada com todos os recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legenda oculta, interpretação em Libras e dublagem.
Em seguida, a partir das 10h, a TV Brasil Animada leva ao ar mais de sete horas consecutivas de conteúdo infantil e juvenil educativo até às 17h30, praticamente sem interrupções. À noite, crianças e jovens ainda podem curtir atrações no Verão TV Brasil Animada entre 21h30 e 22h30.
A faixa também tem espaço maior aos fins de semana, nos sábados e domingos de 10h às 12h30. Aos domingos, ainda tem janela entre 14h e 16h. Essa programação para crianças e jovens é organizada por faixa etária e destaca-se pela ausência de publicidade que incentive o consumismo.
Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão em cartaz na grade da emissora pública como O Show da Luna!, Carrapatos e Catapultas, Igarapé Mágico e As Micro Aventuras de Tito e Muda. Destaque, ainda, para a série Detetives do Prédio Azul, além dos programas Cozinhadinho e Amigos do Pelotão.
Tags
Programação