Série destaca a artista Dona Dalva Damiana nesta sexta na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
O décimo episódio inédito da nova temporada de Visceral Brasil - As Veias Abertas da Música destaca a vida e a obra da cantora e compositora baiana Dona Dalva Damiana de Freitas. A série documental vai ao ar à meia-noite de sexta (18) para sábado (19), na TV Brasil.

A produção traça um panorama sobre a trajetória da veterana que comemorou 92 anos em setembro. A diva simboliza a invenção do samba de roda do recôncavo baiano, com suas vestimentas que reverenciam a Irmandade da Boa Morte e seu jeito poético de cantar o simples.

No ar pela emissora pública, a série independente mostra a história de Dona Dalva no documentário "Plantei Jiló nasceu amor". Ex-operária da fábrica de charutos, ela é mãe de cinco filhos e começou a trabalhar aos 14 anos.

Nesse emprego, compôs e organizou seus primeiros grupos de samba de roda. Dona Dalva foi uma figura essencial para que o Samba de Roda do Recôncavo da Bahia fosse tombado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial Nacional. Posteriormente, também foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato