Às 22h de sexta-feira, dia 2, o programa Grandes Musicais leva à tela da TV Brasil uma roda de samba com o grupo Fundo de Quintal. O espetáculo, gravado em 1989 no Teatro João Caetano, tem a participação de Aluísio Machado, compositor e mestre-sala da escola de samba Império Serrano.
Na época da apresentação, o grupo Fundo de Quintal era formado por Bira Presidente, Sereno, Ubirany, Sombrinha e Arlindo Cruz. O show reúne clássicos do grupo, como “Só pra contrariar”, “Boca sem dente”, “Ô Irene”, “Caciqueando” e “O Show tem que continuar”. Já Aluísio Machado entoa o samba-enredo “Jorge Amado: Axé Brasil”, com o qual o Império Serrano desfilou naquele ano, composto por ele mesmo em parceria com Bicalho, Arlindo Cruz e Beto Sem Braço.
Fundado na década de 1970 sob a influência da madrinha do samba, Beth Carvalho, que acompanhava as apresentações amadoras dos sambistas no Cacique de Ramos, o Fundo de Quintal transgrediu as rodas de samba ao introduzir instrumentos até então pouco comuns, como o banjo, o tantã e o repique de mão.
Gravados nos anos 1980 e 1990, os espetáculos da série Grandes Musicais são parte do acervo da TV Brasil. O programa combina sucessos do repertório com depoimentos dos artistas. Com uma hora de duração, as performances foram exibidas originalmente na série "MBP Especial", da antiga TVE do Rio de Janeiro.
Tags
Programação