Divulgação Canal Brasil |
Conheça os destaques da programação do Canal Brasil de 26 de agosto a 01 de setembro.
SEGUNDA-FEIRA, 26 DE AGOSTO
ANIMA MUNDI BRASIL
INÉDITO
Episódio: O Turbilhão da Vida
1º Horário: Segunda, dia 26/8, às 21h
Rebatidas: Terça, dia 27/8, às 7h30; e quinta, 29/8, às 14h
Classificação: Livre
Sinopse: Em sua nona temporada, o Anima Mundi Brasil traz mais uma seleção dos melhores curtas-metragens do festival para o Canal Brasil. Sob a curadoria de Aida Queiroz, César Coelho, Marcos Magalhães e Léa Zagury – esta última também responsável pela direção do programa –, as animações escolhidas mostram o que há de mais belo, moderno e interessante sendo produzido pela nova geração de talentos nos últimos anos. Com base no melhor do acervo do festival Anima Mundi, cada episódio do programa gira em torno de uma temática específica. Jornadas de Transformação”, Beirando o Colapso, Cada Passo, uma Escolha, Reféns do Medo e Encantos e Desencantos são alguns dos temas abordados nesta temporada, que traz 37 curtas-metragens de animação.
Neste episódio: Os curtas “Torre (2017)”, “Almas (2018)” e “Rise (2018)” mostram como a animação tem o poder de transformar nossos pensamentos e sentimentos.
ESPELHO
INÉDITO
Convidada: Edy Star
1º Horário: Segunda, dia 26/8, às 21h30
Rebatidas: quarta, dia 28/8, às 13h30; e quinta 29/8, às 7h
Classificação: Livre
Sinopse: Idealizado e apresentado por Lázaro Ramos, o programa segue sua busca pela pluralidade e atualidade, e, este ano, 14º no ar no Canal Brasil, tem como mote central o acolhimento e traz uma novidade: uma série de quatro episódios sobre religião tendo Monja Coen, Padre Vilson Groh, o pastor evangélico Henrique Vieira e a mãe de santo Egbomi Cici como convidados. Quem abre a temporada é Baco Exu do Blues. Lázaro recebe ainda convidados como: Fátima Bernardes, Péricles, Sophie Charlotte, Maíra Azevedo e Yuri Marçal, Poliana Abritta, Alexandre Nero e Luedji Luna. O humor também está bastante presente este ano, não só pela presença de humoristas como Thalita Carauta e Marcos Veras, mas também com convidados como Edy Star e Duh Moraes, que usam essa ferramenta como complemento para suas produções artísticas. Outra novidade é o quadro “Poesia no Espelho”, em que o poeta e influenciador digital baiano Jordan Villas Boas recita versos enquanto correm os créditos do programa.
Neste episódio: Lázaro Ramos recebe Edy Star para uma conversa descontraída. O cantor comenta o lançamento de “Cabaré Star”, 44 anos após o seu único álbum solo, o icônico “Sweet Edy”.
A ARTE DO ENCONTRO
REPRISE
Convidada: Teresa Cristina
1º Horário: Segunda, dia 26/8, às 22h
Rebatidas: terça, dia 27/8, às 13h30; e quarta, 28/8, às 7h
Classificação: Livre
Sinopse: Após 13 episódios comandados por Tony Ramos, Bárbara Paz assume o lugar do ator no comando da quarta temporada de “A Arte do Encontro”, do Canal Brasil, na quarta-feira, dia 14. Nos próximos programas, a atriz vai receber Bia Lessa, Daniel Dantas, Elisa Lucinda, Luis Miranda, Maria Ribeiro, Paulinho Moska, Xico Sá e Zélia Duncan para conversas intimistas intercaladas por leituras de trechos de livros, poesias e peças de teatro.
Neste episódio: Tony Ramos encontra Teresa Cristina em meio aos livros. A cantora interpreta a tragédia de William Shakespeare “Romeu e Julieta” e reflete sobre temas como religião, destino e vida.
DUNAS DO BARATO
PRINCIPAL
Episódio: A Explosão Cênica
Horário: Segunda, dia 26/8, às 22h30
Rebatidas: quinta, dia 29/8, às 13h30; e sexta, dia 30/8, às 7h
Classificação: Livre
Sinopse: A praia de Ipanema é um dos cartões-postais mais conhecidos do Rio de Janeiro. No início da década de 1970, as águas da zona sul carioca abrigaram um grande píer, e a orla teve sua paisagem radicalmente alterada. A construção, projetada para erguer um emissário que levaria o esgoto da cidade ao mar, propiciou também o surgimento de ondas perfeitas para surfistas e dunas que impediam a visão de pedestres no asfalto. A soma desses fatores é responsável pela idealização de um ponto fértil para o nascimento da contracultura, lugar preferido de atletas, poetas, artistas e revolucionários. A série documental de Olívio Petit resgata um pequeno pedaço dessa memória a partir de depoimentos de quem vivenciou essa história.
O programa, dividido em cinco capítulos temáticos, resgata imagens históricas da praia de Ipanema, contextualizando o momento político do Brasil à época, quando a ditadura militar ainda enfrentava seu período mais crítico. No episódio de estreia, a série apresenta as musas e os poetas nascidos no lugar. Nas semanas seguintes, surfistas como Rico de Souza e Evandro Mesquita lembram as dificuldades enfrentadas com a repressão do exército nas ruas e Carlos Vergara e Moraes Moreira falam sobre música, arte e moda, remontando um pedaço importante da memória do Rio de Janeiro e de todo o país.
Neste episódio: O episódio mostra a expansão do cinema e teatro na cena cultural carioca dos anos 1970. Da liberdade audiovisual ao engajamento dos grupos teatrais, a juventude influenciou diversas formas de expressão.
O SOM DO VINIL
INÉDITO
Episódio: Fernanda Takai - O Tom da Takai (2018)
1º Horário: Segunda, 26/8, às 23h
Rebatidas: sexta, dia 30/8, às 13h30; e sábado, dia 31/8, às 7h
Classificação: Livre
Sinopse: Charles Gavin se jogou de cabeça no universo feminino para traçar um panorama inédito da música brasileira sob a ótica de grandes mulheres, das mais diferentes gerações. A 13ª edição do programa O Som do Vinil apresenta entrevistas com 27 intérpretes, compositoras e musicistas. Este ano, as conversas vão além da arte, e questões de gênero, machismo e homofobia são discutindas pela primeira vez. “O meio da música ainda é muito machista e até hoje a mulher é muito associada ao ofício de cantora. Não existe na língua portuguesa o feminino da palavra ‘músico’. Eu chamo as artistas da música de musicistas, mas é uma licença poética”, diz Gavin, que reuniu uma equipe inteiramente formada por mulheres para esta temporada. A direção do programa é dele e de Gabriela Gastal.
Os episódios passeiam pela história de discos notáveis produzidos por artistas da nova geração, como a carioca Letrux e a baiana Xênia França, e de grandes damas como Elza Soares, Sandra de Sá, Leny Andrade e Gal Costa, que abre a temporada. O baterista e pesquisador ainda recebe personalidades como Roberta Sá, Fernanda Takay, Zélia Duncan, Leila Pinheiro, Joyce, Fátima Guedes, Simone, Dóris Monteiro e Joanna, Tia Surica e Aurea Maria, da Portela, entre outras. E joga luz sobre artistas que estão longe dos holofotes, como Sandra Pera, que depois de deixar As Frenéticas lançou um único LP solo, em 1983; Doris Monteiro, rainha do rádio, que ela fala sobre o disco “Sobre Doris Monteiro”, de 1969; e Eliana Pittman, que comenta o álbum “Tô Chegando, Já Cheguei”, de 1974, e sobre o ápice de sua carreira, quando tocou no Olympia de Paris e foi entrevistada por Jerry Lewis, em seu talk show.
Neste episódio: Charles Gavin detalha “O Tom da Takai”, novo álbum de Fernanda Takai com músicas de Tom Jobim. A cantora repassa a carreira e revela as desconfianças que sofreu por ser mulher.
O PAÍS DO CINEMA
REPRISE
Episódio: Benzinho
1º Horário: Segunda, dia 26/8, às 23h30
Rebatidas: terça, dia 27/8, às 7h; e segunda, dia 2/9, às 13h30
Classificação: 14 anos
Sinopse: Fabiula Nascimento comandou, durante dois anos, um mergulho na história do cinema brasileiro em O País do Cinema. No terceiro ano da atração, a atriz passa o bastão para a também intérprete Andreia Horta, que assume a posição de apresentadora para receber realizadores, diretores e intérpretes e colocar em pauta uma abordagem crítica e informativa da produção nacional recente. O programa dirigido por Marcello Ludwig Maia foca sua atenção em filmes da mais recente safra da sétima arte do país. Entre os escolhidos estão trabalhos de premiados artistas como Laís Bodanzky, Julio Bressane, Cláudio Assis, Ruy Guerra, Camila Pitanga, Fellipe Barbosa, Sérgio Rezende, Caroline Leone, Carolina Jabor, Jorge Durán e Hilton Lacerda, entre outros.
Neste episódio: Karine Teles e Otávio Müller contam os detalhes de “Benzinho”, de Gustavo Pizzi. A atriz comenta os desafios de gravar com os próprios filhos e revela curiosidades sobre os testes para o elenco.
ELETROGORDO
INÉDITO
Convidado: Marcelo Rossi
1º Horário: Segunda, dia 26/8, à 0h
Rebatidas: Terça, dia 27/08, às 21h20; sexta, dia 30/08, às 14h10; e domingo, dia 1º/09, às 12h05
Classificação: 14 anos
Sinopse: Personalidade irreverente da cultura pop brasileira, conhecido pelas letras anárquicas e apresentações explosivas nos palcos com os Ratos de Porão, João Gordo chega à quarta temporada de sua atração no Canal Brasil trazendo convidados ainda mais provocativos e questionadores. O cenário do programa dirigido por André Barcinski é o mesmo; o cantor continua comandando uma pequena oficina de eletrodomésticos cujos frequentadores trazem sempre um aparelho velho, mas o reparo pouco importa. Todos chegam ali para trocar dois dedos de prosa com o mecânico, em papos sobre a vida e a carreira, sempre com revelações bombásticas sobre suas histórias e comentários cômicos e curiosos.
João Gordo, que comanda a conversa praticamente sem cortes e sempre com um tom leve de amigos de longa data conversando, fez questão de escolher entrevistados – alguns indicados por sua filha, Victoria, de 14 anos – com um perfil confrontador. A lista inclui a ex-deputada e ex-candidata à presidência, Manuela D’Ávila; a jornalista, escritora e apresentadora de televisão Barbara Gancia; o poeta e romancista Ferréz; o compositor, ator e músico André Abujamra e uma seleta lista de personalidades do rap e hip-hop, como BNegão, Karol Conka, Preta-Rara e Rincon Sapiência – com destaque para o reencontro de Dexter e Afro-X, fundadores do icônico 509-E, que finalmente acertaram suas desavenças na oficina do apresentador. Adriane Galisteu, Danilo Beyruth, Dudu França, Edu Lane, Eliane Dias, Fernanda Lira e Gilliard, entre outros, também aparecem na loja com suas bugigangas.
Neste episódio: Especialista em captar momentos únicos das grandes estrelas do rock, o fotógrafo Marcelo Rossi revela que o seu feeling é o diferencial para estar nos locais e horas corretos.
TERÇA-FEIRA, 27 DE AGOSTO
FAIXA MUSICAL – Nação Zumbi - Ao Vivo No Recife
1º Horário: Terça, dia 27/8, às 14h
Rebatidas: Quarta, dia 28/08, às 8h50; e quinta, dia 29/08, às 11h50
Classificação: Livre
Sinopse: Num registro emocionante e histórico de uma banda com uma sonoridade e trajetória singulares, o show traz faixas como Maracatu Atômico e participações de Arnaldo Antunes e dos Paralamas do Sucesso.
TRANSMISSÃO
INÉDITO
Convidada: Deize Tigrona
1º Horário: Terça, dia 27/8, à 0h
Rebatida: Domingo, dia 1º/09, às 11h50
Classificação: 12 anos
Sinopse: Linn da Quebrada e Jup do Bairro são duas das mais revolucionárias personalidades da nova geração da cultura brasileira. Suas apresentações de rap nas periferias são incendiárias e críticas, com letras focadas nos dilemas do universo LGBTQI, na desigualdade social e questões raciais. Suas trajetórias encantaram os documentaristas Kiko Goifman e Claudia Priscila, diretores de Bixa Travesti (2018), no qual elas expõem suas rotinas e mostram como suas posturas nos palcos visam desconstruir estereótipos de gênero, raça e classe. Novamente juntos, cineastas e cantoras estrelam o novo programa da faixa da meia-noite no Canal Brasil, dando sequência ao bastão passado por Laerte Coutinho em Transando com Laerte, que se despede da grade depois de quatro temporadas.
O talk show comandado pelas plurais artistas traz convidados para um bate-papo irreverente, no qual questões de gênero, sexo e raça são frequentemente abordadas, mas não limitadoras a conversa. O papo com Laerte Coutinho fala sobre transexualidade, mas também aborda relacionamentos amorosos e religião. Com a funkeira MC Carol, elas discutem a influência do rap na periferia e a descoberta da veia artística. A deputada Erica Malunguinho fala sobre a dificuldade de pessoas trans em ocupar espaços de poder, tanto na política quanto na academia, e a atriz Glamour Garcia fala sobre aceitação da personalidade. Há espaço ainda para os músicos Jards Macalé, Tom Zé e Letrux, o ex-prefeito Fernando Haddad, a cineasta Anna Muylaert, o ex-jogador de futebol Vampeta e a chef de cozinha Paola Carosella, entre outros.
Neste episódio: “Ouvia que pobre não tinha depressão, que era frescura”. A cantora Deize Tigrona fala sobre a fase difícil em que teve de se afastar da música e comenta como conseguiu seguir em frente.
QUARTA-FEIRA, 28 DE AGOSTO
PORNOLÂNDIA
INÉDITO
Episódio: Transformação, Empreendedorismo e Gênero
1º Horário: Quarta, dia 28/8, à 0h
Rebatida: Sexta, dia 23/8, às 5h15; segunda, dia 26/8, às 3h25; e quarta, dia 28/8, às 4h40
Classificação: 16 anos
Sinopse: A musa da pornochanchada Nicole Puzzi retorna à tela do Canal Brasil em entrevistas picantes, com membros do universo da pornografia e do erotismo no país. Sempre em tom irreverente, a apresentadora discute abertamente temas como fetiche, sensualidade, nudez artística e o mercado brasileiro de filmes adultos. A anfitriã está ainda mais curiosa e provocativa no quinto ano do programa, seja investigando as práticas sexuais menos comuns, revendo os velhos amigos ou conversando com figuras da indústria pornô.
Neste episódio: A mulher trans Fernanda Kawani e o agênero Guttervil revelam que não se sentem contemplados pelo movimento LGBTQI e criticam a marginalização e o preconceito existente no meio.
QUINTA-FEIRA, 29 DE AGOSTO
302
INÉDITO
Convidado: Elen
1º Horário: Quinta, dia 29/8, à 0h
Rebatida: Terça, dia 03/09, às 3h10
Classificação: 14 anos
Sinopse: Fotógrafo consagrado pelo olhar perspicaz e retratos impactantes em preto e branco, Jorge Bispo traz novamente para o Canal Brasil, em sua quinta temporada, um de seus projetos mais ousados. Em 302, o artista recebe em seu próprio apartamento 13 mulheres comuns que toparam tirar a roupa à frente de sua câmera. Longe dos rígidos padrões de beleza estabelecidos pelas celebridades por ele já clicadas, cujas fotos estamparam capas das principais publicações do país, Bispo traz à tela uma iniciativa artística e minimalista.
Neste episódio: A carioca Elen revela não sofrer por amor, conta como superou a fase difícil após a morte do irmão e destaca como descobriu a sua força e se tornou uma pessoa livre das amarras sociais.
SEXTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO
CHICO XAVIER – A SÉRIE
REPRISE
Episódio: 04
1º Horário: Sexta, dia 30/8, às 22h30
Rebatidas: Domingo, dia 1º/09, às 2h e às 11h02; segunda, dia 02/09, à 0h15; e sábado, dia 07/09, às 16h17
Classificação: 14 anos
Sinopse: Chico Xavier é uma personalidade inspiradora da história brasileira. Expoente do espiritismo no país, o mineiro psicografou mais de 450 livros e 10 mil cartas sem sequer cogitar lucrar com seu dom. Cativado pelo livro As Vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior, o diretor Daniel Filho reuniu grande elenco para narrar a biografia do médium, em obra estrelada por Nelson Xavier, Ângelo Antônio, Tony Ramos, Christiane Torloni, Giulia Gam, Letícia Sabatella, Giovanna Antonelli, Cássia Kis Magro, Pedro Paulo Rangel, entre outros.
A série caminha pela história do médium em todas as fases da vida. Na infância (vivido por Matheus Costa), seus relatos não são levados em consideração. Já adulto (interpretado por Ângelo Antônio), seu dom começa a aflorar e ele psicografa mensagens de espíritos desencarnados, em narrativas sobre as experiências deles nesse novo lugar onde habitam após a morte. O espírita desperta a ira do padre Julio Maria (Cássio Gabus Mendes), descrente de sua aptidão, e o religioso o acusa de ser uma fraude. Os anos se passam e, agora mais velho (na pele de Nelson Xavier), Chico ajuda a confortar a dor de Orlando (Tony Ramos), um ateu cujo filho com Glória (Christiane Torloni) faleceu em um acidente com uma arma.
Neste episódio: episódio final dessa série adaptada do filme “Chico Xavier” acompanha o amadurecimento de Chico e a carta que aliviou a dor de uma família e mudou um processo criminal.