Divulgação TV Brasil |
Com mais de 25 livros publicados, a jornalista Lourdes Sarmento é a homenageada no terceiro episódio inédito da série documental "Poetas e Prosadores Pernambucanos" que a TV Brasil exibe neste domingo (21), às 20h30.
A produção dirigida por Valdir Oliveira valoriza a obra de seis autores do estado ao combinar entrevistas e dramatização. No documentário "Jornada de Sarmento", a série contextualiza a produção literária da escritora que desde julho de 2013 integra a Academia Pernambucana de Letras (APL).
Lourdes Sarmento respira poesia, embora tenha dedicado também grande parte da sua vida ao jornalismo. Poetisa, escritora, pesquisadora, biógrafa e antologista, ela registra o cotidiano em forma de versos, mas não apenas aquilo que lhe é externo. "Eu penso sempre no leitor. O leitor é um cúmplice", afirma.
Durante o programa, a autora conta que um de seus cenários prediletos está dentro de si mesma. Para Lourdes Sarmento, a razão de sua poesia está na busca dos sentimentos. Ao falar sobre sua produção literária, ela revela aquilo que a partir do seu olhar resulta em arte. O ator Adriano Cabral interpreta personagens da obra da escritora nesse episódio da série.
Na sua carreira jornalística, Lourdes Sarmento trabalhou em 1965 no Jornal do Commercio como articulista e repórter. Já no Diário de Pernambuco, ela assinou a coluna "Roteiro Artístico" entre os anos de 1969 e 1970. Também foi assessora de imprensa na empresa Telecomunicações de Pernambuco S/A (TELPE) por 23 anos. Lourdes conseguiu realizar um movimento cultural, com intercâmbio entre funcionários e Academias de Letras.
Tags
Programação