Escritora Adriana Lisboa conversa sobre migrações no Trilha de Letras desta terça na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
No Trilha de Letras que a TV Brasil exibe às 23h30 de terça (23), a escritora Adriana Lisboa relata sua experiência como emigrante. A autora, que vive nos Estados Unidos há 12 anos, relata que aquele país apareceu em seu caminho por razões relacionadas ao "coração": a relação afetiva com seu atual marido – um brasileiro que mora nos EUA há mais de 20 anos – levou-a a viver lá.

As raízes de Adriana no Brasil estão ligadas especialmente à família. Seu pequeno núcleo familiar (marido e filho) vivem nos EUA, mas a maioria de seus parentes permanece em solo brasileiro.

“Continuo escrevendo em português. Eu me sinto uma espécie de 'planta aérea', às vezes. Continuo mantendo certas coisas que são características da minha formação, da minha adolescência, da minha juventude, mas outras coisas estão totalmente no ar”, confessa.

Apesar de seu amor imemorial pela literatura, Adriana começou a vida acadêmica e profissional por outra arte. Oriunda de uma família de músicos, graduou-se em flauta pela UniRio e trabalhou com música quando ainda morava no Brasil.

"A música sempre esteve ali (na minha literatura) de uma forma ou de outra. Tanto tematicamente, pois para mim é um prazer muito grande escrever sobre ou com a música, quanto no próprio trabalho do texto. Tem uma questão aí do ouvido musical que eu sinto presente, para o bem ou para o mal, naquilo que eu faço."

O vínculo com a música e os laços familiares estão claros em “Pequena música” (Ed. Iluminuras, 2018). A autora lê um dos poemas do livro no programa.

O Trilha de Letras traz ainda um depoimento da escritora Debora Finkielsztejn, que escreveu “O Alfaiate Polonês”, livro de ficção inspirado na história de seu avô e avó, que vieram da Polônia para o Brasil.

“A gente se desloca, a gente se muda. Em alguns lugares, a gente é bem recebido, em outros, não. É bem recebido por algumas pessoas, por outras, não. E isso se perpetua”, observa Debora. “O mundo ideal seria todo mundo ser bem recebido em todos os lugares.”

No quadro Dando a Letra, Maíra de Assis lê um trecho do "Com Armas Sonolentas", de Carola Saavedra (Companhia das Letras, 2018). Nele, a autora aborda a questão de se deixar o país de origem para se aventurar em outra terra a partir de uma perspectiva feminina. 

Em sua terceira temporada, o programa Trilha de Letras está no ar às terças, às 23h30. Com o slogan "Trilha, o caminho da literatura passa aqui", a atração tem horário alternativo na madrugada de domingo para segunda-feira, à 1h.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato