Caminhos da Reportagem investiga a invisibilidade do futebol feminino nesta terça na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
Para refletir sobre os desafios que o futebol feminino ainda enfrenta no país, a TV Brasil exibe a matéria especial "Futebol Feminino, uma história invisível" produzida pelo programa Caminhos da Reportagem nesta terça (25), às 22h30.

A produção da emissora pública traça um panorama histórico sobre o esporte ao entrevistar jovens atletas interessadas em desenvolver seus potenciais e personalidades como as recordistas Marta e Formiga, ícones da seleção brasileira que está disputa a Copa do Mundo deste ano na França, e o coordenador de futebol feminino da CBF, Marco Aurélio Cunha.

Quando a falta de apoio não está em casa, a garota que joga futebol no Brasil enfrenta piadas na escola e nos campos, onde só os meninos dominam a bola. Escolinhas de futebol para meninas são raras.

Os salários, a divulgação, a cobertura da mídia, estão longe da realidade dos craques brasileiros. A maioria das atletas do futebol feminino se vê obrigada a dividir a dedicação ao time com outro trabalho para se manter.

Em Minas Gerais, a equipe do programa da TV Brasil conheceu as jogadoras do time de Araguari, que em 1959 – 10 meses depois jogar pelo país com pompa e circunstância –, foram proibidas de seguir na carreira, devido à lei dos anos 1940 imposta no governo de Getúlio Vargas.

"Eu me sentia ultrajada toda vez que recebia 'não' do então presidente da CBD, João Havelange, para apitar um jogo", relata Lea Campos, a primeira árbitra de futebol do Brasil e do mundo.

Ainda hoje, ultrajes não faltam na carreira de jogadoras que tentam deixar invisibilidade no campo, quase sempre sintético, onde a bola não rola do mesmo jeito que nos gramados naturais dos times masculinos.

Com roteiro e direção de Bianca Vasconcellos, essa edição do programa teve reportagens de Aline Beckstein e Eduardo Goulart de Andrade. A matéria sobre futebol feminino foi exibida originalmente pela TV Brasil em agosto de 2015.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato