Smithsonian Channel estreia nesta sexta-feira, na NET

Imagem/Reprodução
O Smithsonian Channel estreia oficialmente no Brasil nesta sexta-feira, dia 26 de maio, a partir das 16 horas. Será transmitido inicialmente pela NET, no canal 590, com sinal liberado para todos os clientes da operadora até o dia 26 de maio.  Depois do período de degustação, o canal estará disponivel a partir do pacote TOP HD.

Segundo Paulo Saad, vice-presidente de canais pagos do grupo, o canal fará parte do pacote Premium da operadora. No entanto, estará disponível a toda a base na primeira semana, como uma degustação. "Desde o início a Net confiou e abriu espaço no line-up", diz o executivo, que conta ainda que o sinal segue em negociação para a entrada em outras operadoras. A plataforma sob demanda do canal ainda depende de liberação de alguns direitos, mas chegará em breve, primeiramente através do Now, o VOD da Net.

Nos primeiros cinco dias, o Smithsonian Channel apresentará uma grade especial de estreia, introduzindo ao público brasileiro atrações representativas de todos os seus gêneros de programação: história, viagens, aviação e exploração espacial, ciências, natureza e cultura pop. A partir de 1º de maio, a grade assume sua estrutura definitiva, em um modelo vertical. Ou seja, a cada noite irá ao ar programação focada num tema específico. Programas sobre natureza serão apresentados nas noites de segunda-feira, seguidos de ciência (às terças), aviação e exploração espacial (quartas), cultura pop (quintas), história (sextas) e museus (aos sábados). As noites de domingo estão reservadas para as estreias de séries especiais, na faixa das 22h – a primeira, no dia 5 de maio, será "Million Dollar American Princesses", que narra histórias verídicas sobre os bastidores das celebradas uniões de herdeiras americanas com nobres britânicos, entre os séculos 19 e 20.

Operação

A Band será responsável pela comercialização, programação, produção e distribuição do canal no Brasil. Conforme destaca Saad, o feed será brasileiro, ao contrário do que acontece nas outras operações internacionais do Smithsonian. Por isso, o canal "tem mobilidade de programação e liberdade de adequação de formatos comerciais", conta o executivo. Os pacotes comerciais já estão sendo elaborados atendendo os protocolos comerciais do parceiro internacional.

Questionado sobre o target do canal, Saad diz que "o público alvo é o público inteligente". Com isso, destaca que o Smithsonian desperta maior interesse entre os de maior grau de instrução, mas não há uma separação por classe e gênero.

Programação

A grade é feita a quatro mãos, entre a operação brasileira e a americana, conta a diretora executiva dos canais pagos do Grupo Bandeirantes, Mônica Monteiro. Segundo ela, já foi criada no prime-time local uma faixa horária dedicada às produções nacionais, que serão apresentadas sempre às 18h – a primeira é a série "Geografia da Arte" (sobre a relação entre artistas e os lugares que os inspiram), que irá ao ar em maio.

O conteúdo do canal no Brasil, incluindo toda a curadoria de produção nacional, fica a cargo de Silvia Jafet, diretora da área internacional do grupo e responsável pela negociação com o Instituto Smithsonian nos últimos dois anos. Segundo ela, em um primeiro momento o canal contará com aquisições para cumprir a cota de programação local. No entanto, já começa a buscar parcerias com produtores independentes. "Passamos para eles (o Instituto Smithsonian) o roteiro do que temos por aqui, pois nada vai ao ar sem a aprovação", conta. Por isso, ela aposta mais em um modelo de "pitching ao contrário", no qual o canal faz um chamamento por propostas de conteúdo dentro de temas e regras pré-estabelecidas; do que no modelo de pitching tradicional, através do qual os produtores levam sua carteira de projetos ao canal.

No Rio Content Market, que começa no dia 23 deste mês, no Rio de Janeiro, o canal buscará projetos que possam ocupar o espaço dedicado ao conteúdo nacional. Para isso, a equipe local, juntamente, com David Royle, vice-presidente executivo de programação da Smithsonian Networks, estarão no evento no dia 24.

Origem

Inspirado na Smithsonian Institution – instituição que reúne o maior complexo de museus e centros de pesquisa do mundo – o Smithsonian Channel é uma parceria com o canal americano Showtime, da CBS.

Em fevereiro deste ano o canal foi lançado no Reino Unido e na Irlanda. E, além dos Estados Unidos, também está disponível no Canadá, Cingapura e em outros mercados da América Latina. Com a estreia no Brasil, o Smithsonian Channel contabilizará sua presença num total de 37 países e territórios.

Ainda sobre a programação...

O vice-presidente executivo do Smithsonian Networks, David Royle, apontou nesta quarta, 24, no Rio2C, o que a rede busca em conteúdo brasileiro. Segundo executivo, dois pontos são chave para a escolha do conteúdo: o rigor científico, e o valor como entretenimento.

Sobre o segundo ponto, ele brinca que se o conteúdo é bom para uma sala de aula, provavelmente não é para o canal.

Em relação ao rigor científico, Royle diz que este é o coração do canal. Tudo o que o canal veicula precisa ser checado pela instituição de museus. "Deixamos isso bem claro para os parceiros. Se encontrarmos algum erro, ele terá de ser corrigido", diz.

Não é necessário, explica o executivo, haver um equipe acadêmica envolvida nos projetos. No entanto, é desejável que hajam especialistas no assunto tema envolvidos.

O Smithsonian Channel trabalha com conteúdos em série ou episódios únicos, geralmente em slots de 60 minutos. A imagem deve ser em 4K e o áudio em 5.1 canais.

Segundo Royle, para que possa ser exibido nas outras unidades do canal, o conteúdo deve ser sobre o Brasil, com interesse internacional.

Exploração espacial 

O programa de estreia do canal é "America's Secret Space Heroes" (sextas, às 16h e 0h; sábados, às 20h e 01h; domingos, às 08h e 16h e segundas, às 09h e 14h). A produção revela as histórias internas de mentes brilhantes que criaram máquinas como o foguete Saturno V, o ônibus espacial e o Telescópio Espacial Hubble. 

Em "The Lost Tapes: Apollo 13" (sextas, às 22h; sábados, às 06h, 10h, 18h e 0h; domingos, 14h e segundas, às 10h), 55 horas após a decolagem da Apollo 13, uma explosão catastrófica durante o vôo causa sérios danos à espaçonave e coloca a tripulação em perigo mortal. Numa tentativa frenética de levar os astronautas para casa em segurança, a série apresenta os fatos contados através de notícias raras, áudio de controle de missões e noticiários originais da NASA. 

Outro atração é "Shuttle Discovery's Last Mission" (sábados, 13h, 14h, 22h e 04h; domingos, 06h, 10h, 18h e outros horários) sobre o ônibus espacial Discovery, que registrou mais tempo no espaço do que qualquer outro ônibus espacial. 

Geografia e viagens 

Um dos destaques da programação é a série "Aerial" (todos os dias, às 07h, 11h, 15h, 19h, 23h e 03h) conhecida no Brasil como o "Visto de Cima" que já tem seus programas exibidos no canal Mais Globosat. A série mostra países e grandes cidades vista de cima, onde são informadas as principais características dos locais. Entra na programação do Smithsonian Channel, "Aeria Americal", série que mostram grandes paisagens americanas divididas em "Aerial Chicago", "Aerial Texas", "Aerial Nevada", "Aerial Pensylvania", "Aerial Hawai", "Aerial Georgia", "Aerial San Francisco" e "Aerial Wyoming". 

Em "Yellowstone Supervolcano" (segundas, 21h, 01h e 05h; terças, 16h; quartas, 12h e outros horários), sob a beleza espetacular do Parque Nacional de Yellowstone, há uma bomba-relógio ... um supervulcão que está atrasado para a próxima erupção. Quando esse dia chegar inevitavelmente, isso desencadeará o fim da civilização como a conhecemos. Veja como recentes enxames de terremotos e outros sinais de atividade colocaram os cientistas em alerta máximo para uma erupção super vulcânica em larga escala. 

Cultura e arte 

A série brasileira "Geografia da Arte" (segunda a sexta, às 18h) analisa a curiosa relação entre os artistas e os locais que inspiram sua criatividade, a série traz dois grandes nomes da arte mundial e seus respectivos locais de inspiração como Ragnar Kjartansson, um dos maiores expoentes da arte contemporânea, e sua ligação com a Islândia, e Henri Cartier-Bresson, considerado um herói do fotojornalismo, e seus laços com a Índia, onde conheceu Mahatma Gandhi, em 1948. 

O fotógrafo Chris Rainier passou as últimas duas décadas documentando a cultura da tatuagem. Suas viagens o levaram através de selvas, cidades, desertos e ao território das tribos das colinas da Nova Guiné e das gangues de rua de Los Angeles. O que ele descobriu é que as tatuagens estão enraizadas na consciência dos humanos como uma forma de expressar identidade é mostrada em "Tattoo Odissey" (quintas, às 22h e 02h; sextas, às 06h e 17h; sábados, às 13h e 01h e 05h) 

Tecnologia e saúde 

A aviação tem destaque na programação do Smithsonian Channel com atrações como "Air Warriors" (sextas, às 21h e 05h; sábados, às 09h e 17h; quartas, às 20h, 21h, 0h e 01h; quintas, às 16h; sextas, às 12h, 14h e 20h e outros horários) que apresenta histórias internas dos aviões mais clássicos da aviação mundial e "B2: Stealth at War" (domingos, às 20h, 0h e 04h; terças, às 14h e outros horários) com detalhes e curiosidades sobre o avião mais caro e especializado já construído, o bombardeiro B2 Stealth com um preço de mais de dois bilhões de dólares e "Alaska Aircrash Investigations" (quartas, às 22h e 02h; quintas, 06h e 17h; sextas, às 13h) que apresenta os acidentes de aeronaves que ocorreram no Alasca em 2015 e desafiaram um dos mais movimentados e exclusivos escritórios do National Transportation Safety Board. 

São destaques também "World's Finest Cars: The Insider's Guide" (sextas, 17h e 01h; sábados, 12h) acompanha a feira anual Pebble Beach Concours d'Elegance, onde os milionários e bilionários do mundo exibem alguns dos carros mais exóticos do planeta e "Electrified: The Guitar Revolution" (sábados, 21h, 02h e 05h; domingos, 09h e 17h e outros horários) traz a história da maior invenção da música e do instrumento musical mais popular do mundo. Desde os primórdios, experimente a evolução da guitarra elétrica através de imagens antigas, entrevistas com historiadores do rock e apresentações ao vivo empolgantes. 

No programa "Aliens Inside Us" (terças, às 22h e 02h; quartas, às 06h e 17h; quintas, 13h e outros horários) que mostra os benefícios para a saúde de ter germe e bactérias dentro de nós e ver como esses benefícios estão sendo ameaçados por nossos estilos de vida modernos e estéreis 

História 

Um dos destaques do Smithsonian Channel é a série "America's Hidden Stories" (domingos, às 22h e 02h; segundas, às 06h e 17h, terças, 13h, 21h, 01h e 05h e outros horários). A série explora detalhes ocultos da história dos Estados Unidos. Historiadores modernos, equipados com tecnologia de ponta e evidências recém-descobertas, estão reescrevendo as narrativas das histórias mais icônicas. Eles buscam a verdade sobre as bruxas de Salem, uma rede de espiões por trás de Pearl Harbor, e muito mais. 

Também são destaques "Battle of Okinawa in Color" (sextas, às 18h; domingos, às 21h, 01h e 05h e outros horários) sobre Okinawa, local da última batalha da última grande guerra do século 20 sob a ótica de cinegrafistas amadores e "Mummies Alive" (sextas, 21h, 01h e 05h e outros horários) traz múmias que estão por toda parte em lugares mais inesperados, com histórias surpreendentemente boas para contar. 

Animais e natureza 

Um dos destaques da programação é "Zoo Vets" (segundas, 20h, 0h e 04h; terças, 14h; quintas, 08h e 05h e outros horários) traz os veterinários no Zoológico Nacional do Smithsonian em desafios médico, dando atendimento especializado a animais do local. 

Dentre os destaque estão "The Mountain Lion and Me" (sextas, às 20h e 04h; sábados, às 08h e 16h; domingos, às 12h) sobre a amizade do cineasta de animais selvagens Casey Anderson e uma família de leões da montanha e "The Last Buffalo" (segundas, às 22h e 02h; terças, às 06h e 17h; quartas, às 13h e outros horários) que detalha as razões da extinção de incontável de bisões americanos. 

*Com informações Vcfaz e Telavia
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato