Recordar é TV celebra a vida e a obra da atriz Fernanda Montenegro neste sábado na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
Para homenagear a atriz Fernanda Montenegro, que em 2019 comemora 90 anos de idade e mais de 70 de carreira, o programa Recordar é TV deste sábado (27), às 19h30, na TV Brasil, resgata duas entrevistas históricas da grande dama da dramaturgia brasileira preservadas no acervo da emissora pública.

A produção viaja no tempo para brindar o público com duas atrações especiais da antiga TVE/RJ. Na primeira, Fernanda Montenegro bate um papo com seu amigo-irmão, o ator e diretor Sérgio Britto, no programa "Diário de Teatro" (2000). O segundo bloco traz a entrevista ao programa "Por Acaso" (2003) apresentado por José Maurício Machline.

Reconhecimento internacional

Com uma carreira entrelaçada com a história cultural do país, a experiente atriz fala sobre o início da trajetória artística, os diretores com quem trabalhou, a indústria cinematográfica e como é trabalhar com os filhos, entre outros temas.

Fernanda Montenegro nasceu como Arlete Pinheiro, mas seu nome artístico está consagrado na dramaturgia nacional seja no teatro, no cinema ou na televisão. O talento e o profissionalismo da atriz sempre chamaram a atenção do público.

A veterana é a única atriz brasileira que concorreu ao prêmio máximo da indústria cinematográfica, o Oscar, por sua atuação no filme "Central do Brasil" (1998). No papel de Dora, Fernanda Montenegro conquistou o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim.

Entre as diversas premiações nacionais e internacionais que obteve em sete décadas de carreira, a artista também foi reconhecida com o Emmy Internacional de Melhor Atriz em 2013 pela protagonista do telefilme "Doce de Mãe" (2013).

Trajetória começa na Rádio MEC 

Envolvida com os acontecimentos da cultura brasileira, a experiência de Fernanda Montenegro personifica os aspectos mais requintados da arte de atuar. Ela é pioneira da teledramaturgia no país: foi a primeira atriz contratada da antiga TV Tupi, nos anos 1950.

A carreira dessa diva da dramaturgia teve início nos anos 1940 como locutora e radioatriz da Rádio MEC. Ela atuou na emissora pública durante uma década até se transferir para a televisão que ficava em São Paulo.

Com uma trajetória que reúne cerca de 50 produções para televisão, mais de 40 filmes nas telonas e dezenas de espetáculos teatrais, Fernanda Montenegro é capaz de aliar técnica e instinto em personagens marcantes nos palcos, na frente das câmeras e na sétima arte.

Casada por mais de cinco décadas com o saudoso ator, diretor e produtor Fernando Torres que faleceu em 2008, Fernanda Montenegro construiu uma família que vivenciou a dramaturgia em sua essência. O casal, que se uniu em 1952, teve dois filhos: o cineasta Cláudio Torres e a atriz Fernanda Torres.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato