História do primeiro jornal gay brasileiro é tema de documentário inédito no Canal Curta!

Divulgação Curta!
No final da década de 1970, um grupo de jornalistas e escritores brasileiros decidiu fundar um jornal que buscava dar voz ao público LGBT, que, à época, era visto como um lado marginal da sociedade. Com inspiração no norte-americano “Gay Sunshine”, nasceu, em 1978, em plena ditadura militar, “O Lampião da Esquina”. Com foco em temas que até hoje são polêmicos, como aborto, drogas e racismo, a publicação causou burburinho, principalmente por se opor a “O Pasquim”, até então, principal jornal alternativo da capital carioca. Dirigido e narrado por Lívia Perez, com produção da Doctela e do Canal Brasil, o documentário “Lampião da Esquina” conta com depoimentos do escritor Aguinaldo Silva, que foi repórter e editor do jornal, Ney Matogrosso, Laerte Coutinho, entre outros personagens. Estreia na Quinta do Pensamento, 4, às 22h30.

Episódio inédito de “Onde Nascem as Ideias” acompanha a montagem da primeira exposição individual da artista Sonia Gomes

Sonia Gomes vem de Caetanópolis, interior de Minas Gerais, e só expôs pela primeira vez aos 46 anos, mas as obras dessa artista-artesã já chegaram a lugares distantes de sua terra natal, como a prestigiosa Bienal de Veneza, por exemplo. Andy Clayton, baixista da banda U2, comprou três obras da mineira em 2017. O episódio inédito da série exclusiva do Curta! “Onde Nascem as Ideias” acompanha a montagem da obra “Maria dos Anjos”, feita a partir de um vestido de noiva de pura seda, para sua primeira exposição individual no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói. Idealizada e dirigida por Carolina Sá, a série foi produzida pela Samba Filmes com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine. Episódio inédito na Terça das Artes, 2, às 23h15.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato