Evaristo de Macedo é entrevistado na série "Os Setentões" do programa No Mundo da Bola da TV Brasil neste domingo

FOTO: Divulgação TV Brasil
Ídolo na Espanha e no Brasil como jogador e como técnico, o veterano Evaristo de Macedo é o segundo entrevistado da série especial "Os Setentões", quadro do programa esportivo No Mundo da Bola que a TV Brasil apresenta neste domingo (10), às 21h.

No bate-papo exclusivo com o jornalista Sergio du Bocage, o craque conta divertidas histórias de sua trajetória de conquistas em campo como atleta e no banco de reservas como treinador no futebol brasileiro e também nos gramados do exterior. As duas primeiras partes da entrevista vão ao ar esta semana e a última no dia 17 de março.

No estúdio, ao vivo, o programa recebe neste domingo o ex-atacante vascaíno Sorato e o ex-lateral esquerdo Athirson que foi treinado por Evaristo de Macedo em 2002 e 2003 no Flamengo. Os dois ex-atletas comentam os resultados dos times brasileiros pela Taça Libertadores da América no meio de semana.

Junto com o apresentador Sergio Du Bocage e o comentarista titular Márcio Guedes, eles também abordam as partidas da Copa do Brasil, os jogos da Copa do Nordeste e as disputas dos principais Campeonatos Estaduais. O clássico Vasco x Flamengo é uma das atrações.

Recorde pelo Brasil e consagrado no Barcelona

Único atleta a marcar cinco gols em apenas um jogo da seleção brasileira, em 1957, no Campeonato Sul-Americano daquele ano, quando o Brasil goleou a Colômbia por 9 a 0, Evaristo de Macedo obteve diversas marcas expressivas na carreira.

Poucos dias antes de conceder a entrevista para Sergio du Bocage, Evaristo de Macedo esteve na Bahia para os 30 anos da comemoração do bicampeonato brasileiro pelo tricolor. Ele foi o técnico da equipe de 1988 que tinha craques como Bobô na conquista sobre o Internacional.

Até hoje o veterano de 85 anos é o maior goleador brasileiro da história do Barcelona, clube que defendeu entre 1957 e 1962, com 105 gols. A equipe já teve diversos brasileiros no elenco. Destaque para astros como Rivaldo, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

Pelo Barça, Evaristo levantou diversos títulos. As principais conquistas foram a Copa do Rei de 1958-1959, o Campeonato Espanhol nas temporadas de 1958-1959 e 1959–1960 e o renomado Troféu Ramón de Carranza em 1962.

Venerado na Espanha, o ídolo também jogou pelo rival Real Madrid entre 1962 e 1964. Na equipe merengue também venceu o Campeonato Espanhol. Ele foi tricampeão durante a estadia no clube madrilenho.

Evaristo de Macedo começou a carreira como jogador no Flamengo, único time pelo qual atuou no país, após ser juvenil no Madureira. Em sua primeira passagem pela Gávea, disputou as temporadas de 1953 a 1956.

Depois de brilhar no continente europeu, Evaristo voltou ao clube de coração para defender as cores do rubro-negro de 1964 a 1966. Pelo Flamengo, conquistou a Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo em 1956. Também venceu o Campeonato Estadual de 1953, 1954, 1955 e 1965.

Trajetória como técnico de futebol

Evaristo de Macedo começou a carreira de treinador no Bahia em 1970 e comandou cerca de 15 times no Brasil e no exterior, além das seleções do Brasil, Iraque e Qatar, até 2006, quando se aposentou.

Conduziu importantes equipes do futebol nacional como Flamengo, Vasco da Gama, Bangu, Bahia, Grêmio, Corinthians, Santa Cruz, Vitória, Atlético Paranaense e Cruzeiro.

Como técnico da seleção canarinho, Evaristo de Macedo não teve uma trajetória longa. Dirigiu a Amarelinha em 1985, pouco antes das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1986, no México. Ele classificou a seleção brasileira para o Mundial, mas acabou sendo substituído no cargo por Telê Santana. Naquele ano, treinou o Iraque na Copa do Mundo. 

Início da carreira e Jogos Olímpicos de 1952

Evaristo de Macedo se destacava dentro de campo por virtudes como velocidade, visão de jogo, inteligência na criação de jogadas e capacidade técnica diferenciada. Com apenas 19 anos, ele foi convocado para a Seleção Brasileira que disputou as Olimpíadas de Helsinque, em 1952, quando ainda atuava pelo juvenil do Madureira. No ano seguinte, Evaristo começou sua vitoriosa trajetória no Flamengo.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato