Imagem/Divulgação TV Brasil |
"Família é um prato que, quando se acaba, nunca mais se repete". Essa frase do escritor Francisco Azevedo associa dois elementos fundamentais na tradição de qualquer sociedade e que costumam andar bem juntos: comida e família.
Para refletir sobre a forma que os laços familiares são representados na literatura, o programa Trilha de Letras desta terça (29), às 18h30, na TV Brasil, recebe o autor Francisco Azevedo para uma conversa com o apresentador Raphael Montes, gravada na Livraria da Travessa.
Durante o papo, o convidado fala sobre seu romance "O Arroz de Palma" (2008), obra que trata da imigração portuguesa para o Brasil no século XX. O livro narra a saga de uma família em busca de um futuro melhor, superando todas as dificuldades.
Francisco Azevedo conta que o fio condutor da história é o arroz jogado no casamento dos patriarcas da família, em 1908. Nos cem anos acompanhados da vida desta família na trama, irmãos brigam e fazem as pazes. Uns casam e são felizes; outros se separam. Os filhos ora preocupam, ora dão satisfação.
Para aprofundar o debate sobre a relação da família com a literatura, o Trilha de Letras traz o depoimento do experiente escritor Bernardo Kucinski. O quadro "Dando a letra" mostra o trabalho da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).
Ainda nesta edição do programa literário da TV Brasil, a jornalista Katy Navarro comenta o livro "Família – urgências e turbulências", de Mário Sérgio Cortella, no quadro "Leituras com Katy".
Tags
Programação