'Partituras' da TV Brasil exibe espetáculo em homenagem ao compositor francês François Couperin

Imagem/Divulgação TV Brasil
O programa Partituras de domingo, dia 28, exibe espetáculo em homenagem aos 350 anos de nascimento do compositor francês François Couperin. O concerto põe em cena  o cravista francês Olivier Baumont, um dos maiores especialistas na obra do artista; a idealizadora Rosana Lanzelotte (cravo) e a teorbista Silvana Scarinci. Partituras vai ao ar ao meio-dia e meia, na TV Brasil
 
“Apoteose de Couperin – 350 anos” foi gravado na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, e é narrado com textos de autores franceses, que descrevem os cantos, as danças e as práticas do índios tupinambás, revividos por seis bailarinos do Centro de Artes da Maré. François Couperin é considerado o principal compositor do barroco francês. 

Couperin foi testemunha de uma das disputas  mais famosas da história de música, que opôs o estilo francês ao italiano, dominante na Europa do século 17. “O gosto italiano e o gosto francês dividem há muito tempo a república da música”, afirmou o compositor em 1724, quando escreveu a Apoteose de Lully. A obra é uma alegoria da chegada de Lully ao Parnasso, onde se reconcilia com Corelli, o principal nome do barroco italiano na época.

No espetáculo, esta e outras peças de Couperin são contextualizadas por narração e elementos cênicos, recursos habitualmente utilizados nos espetáculos do Circuito Musica Brasilis, série idealizada em 2009 por Rosana Lanzelotte. 

Textos de autores franceses que, desde o século 16, descrevem os cantos, as danças e as práticas dos índios tupinambás serão revividos pela atriz Helena Varvaki e um conjunto de seis bailarinos egressos do Centro de Artes da Maré, local que abriga a Escola Livre de Dança da Maré e é sede do grupo da coreógrafa Lia Rodrigues. A roteiro é de Rosana e a direção cênica fica a cargo de Manoel Prazeres.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato