(Imagem/Divulgação TV Brasil) |
No quinto e último episódio de Mauani, “O crepitar do fogo”, Maria volta para cidade, depois de vivier anos no seringal com Chicão. A minissérie vai ao ar nesta quarta-feira, dia 3, às 21h15, na TV Brasil. Mauani, o Silêncio de Maria, fala de amor e superação no norte do Brasil.
Depois do enterro do marido, o negro Chicão, Maria, uma idosa descendente de índios, compartilha com sua neta surda-muda, Maria Clara, um caderno de memórias escrito ao longo de vários anos.
A relação de amizade entre avó e neta possibilita a Maria fazer suas confissões para Maria Clara por meio dos escritos. O conteúdo do caderno são as memórias de Maria, desde a infância em uma aldeia indígena dizimada, passando por um cativeiro no barracão do seringal, até a vida adulta na companhia de Chicão.
Entre as memórias de Maria, a mais importante é o aprendizado solitário do alfabeto e das operações básicas da matemática, que a permitiram ajudar no controle das economias do marido e, ainda, desenvolver sua mania de escrever sobre sua vida.
Maria narra para a neta todo sofrimento que ela, a família e muitos outros trabalhadores amargaram no interior dos seringais.
Com direção de Silvio Margarido e filmada no Acre, a minissérie é fruto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav) em parceria com emissoras públicas.
Tags
Programação