(Imagem/Divulgação Discovery) |
No sábado, 13 de outubro, às 22h55, o Discovery exibe NASA 60 ANOS: JORNADA PARA O FUTURO (Above and Beyond: NASA’s Journey to Tomorrow), especial de uma hora e meia cuja estreia acontece no Brasil e nos Estados Unidos no mesmo dia, trazendo um panorama das principais pesquisas já desenvolvidas pela NASA, a agência espacial americana, e aquelas que estão atualmente em curso.
A partir de arquivos, imagens e depoimentos exclusivos, o documentário revisita as seis décadas da NASA e revela os planos que definem hoje o futuro das viagens espaciais e das pesquisas de ponta que nelas se originam. Entre registros antológicos e as mais recentes fotografias da superfície de Marte, NASA 60 ANOS: JORNADA PARA O FUTURO reúne um vasto material que celebra a busca pelo conhecimento científico e as descobertas que vieram do espaço.
As missões emblemáticas, a chegada à Lua, as decisões ousadas que levaram a grandes conquistas, como o lançamento do Telescópio Espacial Hubble, e os esforços para conhecer o que se passa nos limites do sistema solar fazem parte do retrospecto na produção, que combina passado e futuro na perspectiva de continuidade.
Os momentos históricos são revividos nas falas de pessoas como Jim Lovell, astronauta das missões Apollo e Gemini; e as pesquisas em curso são assunto para funcionários atuais da agência, como Jim Green, Christy Hansen, Ellen Ochoa e Paul Newman. Os especialistas detalham como os feitos dos laboratórios da agência foram e são transpostos para tecnologias, de soluções para o cotidiano ao monitoramento da Terra. Assim, na lembrança do que foi feito e nas expectativas do que está por vir, o especial narra a constante busca pelo desconhecido e a necessidade de ir além na imensidão do cosmos.
NASA 60 ANOS: JORNADA PARA O FUTURO posiciona a agência como um centro de pesquisas, responsável por descobertas que não apenas trouxeram conhecimento sobre o que está na vastidão do universo, mas sobre nós mesmos, nosso planeta e nossa espécie. São contribuições que impactam diretamente a vida na Terra e nos lançam em busca de novas respostas.
A procura por sinais de vida no sistema solar e por planetas possivelmente habitáveis em outros sistemas; as impressionantes imagens captadas pelo Telescópio Espacial Hubble, que nos ajudam a conhecer a existência de galáxias longínquas, o monitoramento das marés e do céu na Terra; a cuidadosa observação da Antártida e da Grande Barreira de Corais – nessas iniciativas os estudos sobre o cosmos e o conhecimento prático sobre nosso ambiente estão relacionados.
Tags
Programação