(Imagem/Divulgação TV Brasil) |
Considerado um dos grandes nomes da viola no Brasil, Roberto Corrêa é um dos convidados do programa Antenize, que vai ao ar no domingo, dia 16, às 19h30, na TV Brasil. Apresentado pela jornalista Karina Cardoso, o programa também entrevista o pessoal do grupo teatral recifense Magiluth, que está na estrada há mais de 14 anos.
Criado em 2004, o Grupo Magiluth surgiu no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco e trilha um trabalho de pesquisa e experimentação constante na cena teatral recifense. Apontado como um dos principais grupos de Pernambuco, seus atores já participaram de importantes festivais do país.
Em Pernambuco, o Magiluth é fundador do Grite (Grupos Reunidos de Investigação Teatral) com o objetivo de discutir políticas públicas para o teatro de grupo no Estado. Em “Dinamarca”, peça com a qual estão rodando o Brasil agora, pensaram em um clássico como guia — “Hamlet”, de Shakespeare. Mas, durante o processo, foram tantas outras direções e reflexões, que do dramaturgo inglês restou a referência. Política e cinema são pontos fortes na assinatura do coletivo.
O músico Roberto Corrêa nasceu em 1957, em Campina Verde (MG). Ainda jovem, mudou-se para Brasília para estudar física e descobriu seu destino: a música. Fascinado pela viola caipira e pela viola de cocho, dedicou-se a explorar seus mistérios e a expandir seus limites.
Em 1985, Corrêa fundou a primeira turma de viola do Brasil, na Escola de Música de Brasília, onde atuou como titular do curso até 2018. Hoje, ele é doutor neste instrumento – a viola foi tema do doutorado em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 2014.
O programa traz ainda o brasileiro Marcelo D’Salete, que venceu este ano o “Oscar dos Quadrinhos” com uma obra que narra a resistência da população negra no período da escravidão no Brasil. E tem também o site Porta Curtas, a maior plataforma de curtas-metragens da internet brasileira.
No quadro Espaços de Cultura, o Antenize leva o telespectador até o Museu do Futebol, parada obrigatória para os amantes do esporte no Brasil e no mundo. O local está instalado no subsolo do estádio do Pacaembu, em São Paulo. O programa mostra também o grupo de coral Madrigal de Brasília, que faz na capital federal uma homenagem ao “Clube da Esquina”, sob a regência do maestro convidado Joaquim França e orquestra.
Tags
Programação