Dupla de especialistas acode famílias que possuem cães e gatos em pé de guerra. (Imagem: Divulgação) |
“Como cão e gato” – assim dizem quando duas pessoas brigam o tempo todo. Embora existam donos que contrariam o dito popular e tenham felinos e caninos convivendo em total harmonia, não faltam famílias que sofrem com os embates violentos entre seus pets.
A partir deste sábado, 24 de fevereiro, às 18h25, Jackson Galaxy, de “Meu Gato Endiabrado”, e Zoe Sandor intervêm em lares onde vivem pessoas desesperadas e cansadas de apartar cães e gatos, com a nova série do Animal Planet, MEU AMIGO CÃO, MEU AMIGO GATO (Cat Meets. Dog).
Ele tem no currículo mais de duas décadas de experiência em comportamento de felinos domésticos; ela é treinadora de cães com mais de 15 mil horas de prática e sabe como modificar padrões comportamentais em animais com todos os tipos de temperamentos.
A cada semana, a dupla de especialistas parte em socorro de uma família que simplesmente não consegue apaziguar os ânimos de seus animais de estimação e vive uma rotina de tensão - entre brigas, grunhidos, rosnadas, gritos e sangue. Em geral, todas as dinâmicas da casa já foram afetadas por pets briguentos e territorialistas.
Jackson e Zoe detectam os comportamentos que precisam ser corrigidos – tanto por animais, quanto por humanos – e, com as dificuldades da família em mente, criam um plano de longo prazo para que cães e gatos aprendam a conviver. As estratégias incluem alguns exercícios e procedimentos que devem ser repetidos diariamente, ao longo de vários meses, com o grande objetivo de colocar fim nos conflitos de uma vez por todas. Jackson e Zoe fazem visitas periódicas nas casas e a série documenta os resultados observados em cada uma delas.
Durante a primeira temporada, MEU AMIGO CÃO, MEU AMIGO GATO entrará nos lares mais tumultuados que Jackson e Zoe já viram: um casal que já interrompeu o relacionamento por duas vezes porque o gato dela e o cão dele não conseguem ficar sob o mesmo teto; melhores amigos cujo vínculo está ameaçado enquanto o gato e o cachorro não se tolerarem; e uma família dividida, onde cada um tomou partido de um dos pets na briga constante entre os eles.
No primeiro episódio, Tami é a dona de dois gatos – Esmeralda e Cozy – e três cachorros – Porkchop, Isaboo e Eeyore -, todos eles animais resgatados e com passados de maus-tratos. Ela considera cada um deles como membros da família, mas admite que o convívio é extremamente problemático, a ponto de não poder deixá-los juntos no mesmo cômodo, mesmo estando presente.
Tami encontrou uma solução um tanto absurda para que os seus três cães parem de aterrorizar os gatos: construiu um “santuário” para os felinos no telhado da casa. Os gatos sobem por uma escada construída especialmente para eles, mas os cães ficam no chão latindo o tempo todo, sem pausa ou descanso.
A bagunça é tamanha que vem perturbando a vizinhança, onde também vive um bebê de apenas dois meses, e Tami está prestes a ser despejada por causa do tumulto. Um dos cães, logo no primeiro contato com os especialistas, reage com uma mordida.
Tags
Programação