Da música e a dança passando pela História e a filosofia, em 2018, o Curta! mantém seu compromisso de trazer conteúdos de peso sobre as artes e humanidades, com grandes estreias nacionais e estrangeiras. O aclamado documentário "Piripkura" é um desses destaques do ano. Vencedor do prêmio de Direitos Humanos no International Documentary Film Festival Amsterdam, o IDFA, e agraciado com o título de melhor documentário no Festival do Rio 2017, o longa retrata a luta pela sobrevivência dos três últimos índios da tribo Piripkura, que vivem sob a ameaça de fazendeiros e madeireiras. Dirigido por Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge, o filme mostra as expedições do servidor da FUNAI Jair Candor, que, desde 1989, acompanha e monitora esses índios com o objetivo de impedir a invasão da área. Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013), "Piripkura” foi produzido pela Zeza Filmes em associação com a Maria Farinha Filmes e a Grifa Filmes e estreia com exclusividade no Curta! no primeiro semestre de 2018.
Outra produção brasileira aclamada em festivais de cinema nacionais e internacionais que chega a TV com exclusividade no Curta! é o documentário “Clara Estrela”, que tem estreia marcada para fevereiro. Com direção de Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir, o longa-metragem traz a vida e a obra de uma das principais intérpretes do país, Clara Nunes. A cantora narra sua própria trajetória, em primeira pessoa, através de entrevistas que concedeu a diversos programas de TV e rádio. Além do minucioso trabalho de pesquisa audiovisual, o filme oferecerá ao público a oportunidade de ouvir, ainda, os depoimentos da artista publicados em veículos impressos, através da narração da atriz Dira Paes. Entre os sucessos da cantora, falecida em 1983, estão “O mar serenou”, “Feira de Mangaio”, “Conto de Areia” e “Morena de Angola”. O filme foi produzido pela Modo Operante Produções, com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013).
A polarização da sociedade brasileira conflagrada pela atual crise política e econômica do Brasil e seu paralelo no mundo são investigados em “O Muro”, documentário exclusivo do Curta! dirigido por Lula Buarque de Hollanda. A narrativa se desenrola ao longo da série de manifestações que tomou o país nos meses que antecederam o impeachment da presidente Dilma Rousseff em agosto de 2016, e constrói, com uma estética experimental, na fronteira entre o documentário e a videoarte, um retrato urgente do Brasil atual. O documentário testemunha manifestantes de campos rivais compartilhando seus pontos de vista contrastantes, enquanto posam para retratos “em movimento”. Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013), o longa-metragem foi produzido com exclusividade para o canal pela Espiral Criação e pela Produção Cultural.
O filósofo, sociólogo e escritor esloveno Slavoj Zizek protagoniza uma das grandes estreias estrangeiras do canal em 2018. Em “O Guia Pervertido da Ideologia”, Zizek parte de sucessos do cinema para aplicar suas teorias e explicar seu entendimento sobre ideologia. Dirigido por Sophie Fiennes, o longa recria cenários de filmes aclamados pelo público e pela crítica, como por exemplo "Taxi Driver", "Laranja Mecânica" e "Titanic", de modo que Zizek apareça "dentro" dos filmes.
A história de Auguste Rodin, um dos principais nomes da produção cultural da belle époque, como é denominado o período de efervescência cultural e intelectual do final do século XIX na Europa, é outro destaque da programação 2018 do Curta!. O documentário “Rodin em seu tempo” faz parte do pacote de conteúdos que o Curta! adquiriu do Arte France, canal público franco-alemão. Além da trajetória ousada e criativa do escultor Auguste Rodin, o filme revela o legado do artista para a humanidade.
Em 2018, a programação do Curta! também revelará ao público a biografia da escritora Zélia Gattai. Dez anos após a sua morte, estreia no canal o documentário “Zélia - Memórias de Amor”, da diretora Carla Laudari. Através dos textos de Zélia e da voz de sua neta, Cecília Amado, o filme leva o espectador em uma viagem pela trajetória da artista e, claro, do amor com o também escritor e companheiro de vida, Jorge Amado.
Outro documentário brasileiro que chega ao Curta! em 2018 é “Elena”. O aclamado longa-metragem narra a busca da cineasta Petra Costa pela irmã, Elena, que, durante a ditadura militar, deixou o Brasil para ir para Nova York perseguir o sonho de se tornar atriz de cinema. Na saga afetiva pela memória da irmã, Petra tem algumas pistas, como cartas, diários e filmes caseiros.
Com uma programação plural, ao longo de cinco anos no ar, o Curta! conquistou espectadores que buscam conteúdo relevante e qualificado. Nesse período, já foram contratados mais de 63 telefilmes e 639 episódios de 54 séries em diversos estágios de produção, totalizando 438 horas de conteúdos originais financiados pelo FSA, nas temáticas Música, Artes, Metacinena, Pensamento, História Política e Sociedade.
Tags
Programação