Pablo Picasso será o personagem e tema principal da segunda da série. (Imagem/Divulgação) |
National Geographic anuncia nesta quarta-feira, dia 21, que a segunda temporada de sua aclamada série antológica roteirizada, GENIUS, será sobre a vida e obra do pintor espanhol Pablo Picasso, um dos artistas maiss famosos e influentes do século XX.
A nova temporada, da Fox 21 Television Studios, será novamente produzida executivamente pela Imagine Entertainment, de Brian Grazer e Ron Howard; OddLot Entertainment, da Madison Wells Media; e EUE/Sokolow, e estreará em 2018. A primeira temporada de GENIUS foi vista por mais de 45 milhões de pessoas em todo o mundo.
A carreira artística de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz e Picasso englobou mais de 80 de seus 91 anos de vida, grande parte dela em sua segunda casa, na França. Assim como o protagonista da primeira temporada de GENIUS, Albert Einstein, Picasso imaginou e interpretou o mundo de maneiras totalmente românticas e pouco ortodoxas; e constantemente reinventou nossa percepção de arte e criativdade. O prolífico artista realizou mais de cinquenta mil obras, entre as que se destacam "O Velho Guitarrista Cego", do período azul, que está exposta no Instituto de Arte de Chicago; "Guernica", inspirada no bombardeio nazista a um pequeno povo espanhol homônimo, em exposição no Museu Reina Sofia, em Madrid; e "Les demoiselles d'Avignon", inspirada por sua musa e amante Fernande Olivier, exposta no Museu da Arte Moderna da Cidade de Nova York.
Sua natureza apaixonada e seu impulso criativo incessante estiveram complexamente ligados à sua vida pessoal, que incluiu tumultuosos casamentos, numerosos romances e alianças pessoais e políticas inconstantes. Viveu a maior parte de sua vida na vibrante Paris da primeira metade do século XX e assim se encontrou com grandes escritores e artistas, entre os que cabe mencionar, Ernest Hemingway, Coco Chanel, Henri Matisse, Marc Chagall, Gertrude Stein, Georges Braque e Jean Cocteau. Picasso se reinventou constantemente, sempre se esforçandopara inovar e ampliar os limites da expressão artística.
Ken Biller, showrunner, produtor executivo e roteirista, supervisiona a nova temporada. A segunda temporada retorna novamente com a Fox 21 Television Studios, cuja obra recente "The People v. O.J. Simpson: American Crime Story" dominou todas as entregas de prêmios e as listas da crítica; Imagine Television, a produtora de "24" e "Empire", com os produtores executivos Brian Grazer e Ron Howard, junto com a produtora executiva Francie Calfo e a produtora Anna Culp; e OddLot Entertainment, de Madison Wells Media, que no início deste ano produziu o filme "Sem nada a perder", nomeada aos prêmios Oscar, com as produtoras executivas Gigi Pritzker e Rachel Shane. Sam Sokolow e Jeff Cooney, da EUE/Sokolow, também são produtores executivos. As gravações começarão ainda neste ano para estrear a série em 2018 pelos canais National Geographic em 171 países e 45 idiomas.
"Estamos emocionados com o entusiasmo do público e as críticas geradas por GENIUS durante as últimas semanas; estamos ansiosos por aprofundar o conceito na segunda temporada", disse Courteney Monroe, CEO da National Geographic Global Networks. "Mais que nenhum outro de seus contemporâneos, a obra de Picasso expressou dramaticamente a idade moderna y definiu novas formas culturais. Estamos entusiasmados por explorar sua vida e sua genialidade com a incrivelmente talentosa equipe por trás da série".
"A notável história do visionário Pablo Picasso é a temática perfeita para a segunda temporada de GENIUS", disse o produtor executivo Ron Howard. "Picasso foi um pioneiro que deixou um impacto artístico e cultural profundo no mundo. Esperamos continuar nossa associação de sucesso com a National Geographic e Fox 21 Studios Television para contar a história não contada por trás desta personalidade brilhante".
"A primeira temporada tem sido uma experiência fantástica para todos nós e isso devemos muito a Courteney, Carolyn e equipe da Nat Geo por serem tão bons companheiros", comentou Bert Salke, Presidente da Fox 21 Television Studios. "Picasso é sem dúvida um dos artistas mais influentes do século passado com uma história de vida quase fantástica demais para ser verdade. É o próximo capítulo perfeito para Ron, Brian, Ken e essa franquia".
"Alegre de se ver" segundo o Los Angeles Times, "irresistível" segundo o The New York Times e com "excelentes atuações" de acordo com o San Francisco Chronicle, a primeira temporada de GENIUS foi protagonizada por Geoffrey Rush como o professor Albert Einstein, Johnny Flynn como o jovem Einstein e Emily Watson como a segunda esposa de Albert, Elsa Einstein. A série explorou como Albert se tornou Einstein, incluindo sua viagem de um pensador criativo e rebelde, através de suas lutas para ser reconhecido, até seu status de celebridade global como o homem que decifrou os mistérios do cosmos com sua teoria da relatividade.