Vivo/Telefônia passará a focar na Fibra. (Imagem/Divulgação) |
A Telefônica/Vivo está claramente mudando o foco do seu serviço de TV paga, de DTH para IPTV por meio da rede de fibras. Durante a conferência de resultados realizada nesta quarta, 10, a operadora detalhou a mudança de estratégia. Segundo os dados apresentados pela empresa, a participação da tecnologia de fibra na entrega dos serviços de TV da Vivo passou de 10% para 17% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O DTH, portanto, caiu de 90% para 83%. A base de clientes de TV paga da Vivo TV foi de 1,661 milhão de clientes em março, o que significa uma queda na comparação anual de 7%. Ao mesmo tempo, o serviço passou a ser focado no segmento mais rentável, de modo que a receita média por usuário cresceu no mesmo período 6,6%, para R$ 94,7.
Ao mesmo tempo, a empresa tem focado sua estratégia fixa na expansão das redes de fibra, que devem ganhar mais 19 cidades este ano, sendo parte dentro da estratégia da expansão das redes da antiga GVT, para além do estado de São Paulo (sete cidades), e parte no acordo firmado com a Anatel para ajustamento de conduta (11 cidades). O tema foi um dos mais questionados pelos analistas de mercado que participaram da conferência. Os investimentos em fibra aumentaram 37% de 2016 para cá, os investimentos em IPTV cresceram 30% no mesmo período. O market share de acessos em FTTH cresceu de 10% para 13%, com queda proporcional em xDSL. A receita média do cliente de banda larga está em R$ 48,6, um aumento de 9,2% em 2017 em relação ao primeiro trimestre de 2016.
A empresa chamou a atenção para a aproximação dos custos de instalação e equipamentos entre redes FTTH e FTTC, dando a entender que a estratégia daqui para frente será de fibra até a casa. Com informações site Tela Viva.