Série relembra séries da década. (Imagem/Divulgação) |
Vai ao ar neste domingo, dia 12 de fevereiro, no VIVA, o episódio de "Os Anos 80 Estão de Volta" que recorda hits românticos da época. Byafra, Kiko Zambianchi, Nelson Motta, Guto Graça Mello e Leo Jaime estão entre os nomes que marcaram a década e dão seu depoimento à série.
O nascimento das primeiras FMs do Brasil e das rádios Cidade, no Rio de Janeiro, e Jovem Pan, em São Paulo, revelou uma geração de cantores como Byafra, Dalto e Oswaldo Montenegro. "Comecei basicamente junto com o sucesso da FM. Eu e toda uma nova geração. A FM transmitia um som de mais alta qualidade. Então, procuramos arranjadores e a técnica de gravação se desenvolveu muito por conta da própria discoteca nos Estados Unidos. Começou a ascensão da FM, até então era uma rádio de elevador. Ela ganhou dimensão porque qualquer radinho de pilha que se comprasse naquele tempo já tinha FM", diz Byafra.
Também é destaque da edição a parceria de Michael Sullivan e Paulo Massadas, responsável por mais de 450 músicas que repercutiram no período.
Durante o episódio, a série ainda relembra o sucesso de bandas como Roupa Nova, Boca Livre e 14 Bis e do pop romântico de Guilherme Arantes. Ricardo Feghali, integrante do Roupa Nova, explica o sucesso do grupo: "Quando surgimos, 14 Bis, A Cor do Som, MPB4 e outros já existiam. Sempre fomos uma banda 50% vocal e 50% instrumental. Quando saímos no mercado, éramos mais intérpretes do que compositores. Com o decorrer, não só a gente, mas o público começou a confiar nas nossas composições.".
A entrada em cena de cantoras como Marina Lima e Marisa Monte também marcaram o cenário musical da década. "A Marina foi quase que uma gestante de hits. Ela fazia sem parar", conclui Guto Graça Mello.
Tags
Programação