Série inédita e exclusiva do Curta!, “Latitude, Longitude” percorre o país em busca dos elementos que formam a cultura brasileira

(Imagem/Divulgação)
A partir do próximo dia 10, o Curta! oferece ao espectador um novo significado para as coordenadas geográficas e revela a diversidade cultural que compõe o mosaico cultural brasileiro. Estreia na Sexta da Sociedade, às 19h30m, a série inédita e exclusiva “Latitude, Longitude”. Ao longo de 21 episódios, a produção visita cidades com as mais variadas tradições para ressaltar a riqueza do patrimônio material e imaterial do país, mostrando de monumentos históricos a danças, gastronomia e artesanato regionais, que forma a múltipla identidade brasileira. Dirigida por Belisario Franca e produzida pela Giros, a série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual / PRODAV 01.

No episódio de estreia, “Olinda sem igual”, estarão as cores, texturas e sons de Olinda, cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1982. Em “Latitude, Longitude”, entram em cena as sombrinhas de frevo, as lantejoulas e as conversas com representantes da Orquestra Henrique Dias, sobre o trabalho de Manuelzinho Salustiano e também sobre a boemia da Bodega do Véio.

O passeio pelas coordenadas geográficas culturais brasileiras vai levar o espectador a lugares diversos. Além do Nordeste, o programa vai passar por Madureira, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, para mostrar a diversidade de ritmos com o jongo da Serrinha e aulas de charme. Em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, o destaque é o museu a céu aberto que reúne objetos das primeiras famílias da cidade. Em outra parada mostra Cordisburgo, berço do escritor Guimarães Rosa e conhecida como “cidade coração”, local onde ele passou a infância.

Passando pela mineira São João del Rei, o programa viaja por suas notas musicais, pelo canto de seus sinos e sons de um raro órgão de tudo. Já em Santa Maria de Jequetibá revela que a cidade capixaba preserva a cultura pomerana com suas danças típicas, costumes e tradições. Lá está a maior colônia de imigrantes vindos da Pomerânia, território que não existe mais e que ficava no norte da Polônia e da Alemanha. Esses são alguns dos tesouros culturais brasileiros retratados na série.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato