No episódio desta semana da série exclusiva do Curta!, “As Canções da Minha Vida”, na Segunda da Música, 20, às 23h30, a cantora e compositora Teresa Cristina revela sua primeira paixão musical: a canção “Travessia”, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Teresa fala sobre a emoção que sente ao ouvir o que ela considera uma canção perfeita, e a interpreta pela primeira vez na carreira, com exclusividade para a série.
Além desta canção, Teresa Cristina interpreta ainda ‘Minha História’, de Chico Buarque, ‘Qui Nem Jiló’, de Luiz Gonzaga, e ‘Acontece’, de Cartola. Com bom-humor, ela relembra de onde veio a inspiração para compor letra e melodia da música autoral “Cantar”. “Eu compus essa música como uma resposta a uma comunidade que existia no extinto Orkut, na qual falavam mal de umas pessoas, inclusive de mim. Hoje em dia, eu me divirto com essa história e gosto tanto da letra quanto da melodia”, conta.
Com 13 episódios, a série “As Canções da Minha Vida” traça um panorama sobre as canções que marcaram e influenciaram o repertório de importantes nomes da música brasileira. Produzida pela Raccord Produções, com direção e roteiro de Bruno Levinson, a série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual.
Na Quarta de Cinema, 22, será exibido o filme “São Paulo S/A”, de Luis Sergio Person. A produção traz, na história de Carlos, uma metáfora da grande cidade que está se tornando São Paulo e todas as questões que a envolvem.
Na faixa “A Vida é Curta!”, duas produções nas quais as palavras são as principais inspirações: Para começar, estreia no Curta!, “Ruína”, de Gabriel Sanna. Vencedor do Prêmio Aquisição Canal Curta e Porta Curtas no Curta Cinema 2016, “Ruína” mostra a cantora Maria Bethânia dando voz ao poema de mesmo nome do poeta sul-mato-grossense, Manoel de Barros. Em seguida, o curta “Formas do Afeto. Um Filme sobre Mario Pedrosa”, de Nina Galanternick, faz uma abordagem afetiva da relação entre Mário Pedrosa, um dos maiores críticos de arte do século XX, e alguns dos mais importantes artistas brasileiros, conduzindo o espectador numa viagem pela arte brasileira a partir da década de 1950.
Na Quinta do Pensamento, a série “No Caminho de Bem” aborda como as religiões entendem a única certeza que temos na vida: a morte. O episódio acompanha o fenômeno da psicografia, para entender como a fiel Patrícia, que perdeu o filho de 18 anos, encontrou no espiritismo alguma paz. Já o budista Rafael Teixeira e o ator Duda Ribeiro, que na época sofria com um câncer e acabou falecendo em 2016, revelam como a prática espiritual os ajuda a enfrentar o medo da morte. O pastor Eliel Batista, o swami hindu Jitananda, o especialista em tradições indígenas Kaka Werá, e o físico quântico Helio Daldegan também são outros nomes que conversam com Sergio Besserman sobre essa relação entre fé e morte.
Tags
Programação