Maria Gadú relata suas influências musicais em episódio de estreia da série “Canções da minha vida”

Nova série "Canções da Minha Vida". (Divulgação)
Grandes nomes da música brasileira revelam suas influências e inspirações que ajudaram a construir suas próprias identidades artísticas na série inédita e exclusiva do Curta! “Canções da Minha Vida”. Buscando compor um mosaico da MPB, a série trará artistas de múltiplos estilos, como Jards Macalé, Hamilton de Holanda, Daniel, Léo Jaime, Teresa Cristina, entre outras figuras reconhecidas da música nacional. A produção estreia no dia 30 de janeiro, às 23h30, na “Segunda da Música”, e é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual. Os 13 episódios dirigidos pelo produtor musical  Bruno Levinson e produzidos pela Raccord foram gravados no estúdio do artista plástico Sergio Marimba, no Rio de Janeiro.

O primeiro episódio traz a cantora Maria Gadú interpretando músicas que marcaram sua história pessoal e profissional, como "Cuitelinho", canção folclórica do início do século passado dos compositores Paulo Vanzolini e Renato Teixeira; ‘Reggae de Raiz’, de Alexandre Carlo, da banda Natiruts, a composição própria ‘Altar Particular’, entre outras. A artista também revelou muitas histórias sobre sua carreira e vida, como o despertar de seu interesse musical, que aconteceu com a canção “A História de uma Gata”, de Chico Buarque, Luiz Enriquez, Sérgio Bardotti: “Essa foi uma das primeiras músicas que eu tenho memória de decorar e de me interessar. Quando eu era pequena a minha mãe me levava para assistir “Os Saltimbancos”, que estava em cartaz em São Paulo, e tinham três sessões e eu queria assistir todas. A gente passava o dia no teatro. Eu sei a peça de ‘cor’. E essa música é a minha música dessa peça”.

Os 13 episódios de “As Canções da Minha Vida”, dirigidos por Bruno Levinson e produzidos pela Raccord, foram gravados no estúdio do artista plástico Sergio Marimba, no Rio de Janeiro. Além de Daniel e Marcelo Jeneci, passaram por lá Jards Macalé, Hamilton de Holanda, Odair José, Geraldo Azevedo, Rodrigo Suricato, Ana Cañas, Maria Gadú, Daniel, Di Ferrero, Moska, Marcelo Jeneci, Leo Jaime e Teresa Cristina. Com essa diversidade de artistas e interpretações, a série constrói um mosaico cultural sonoro de influências e sucessos.

- O projeto "As Canções da Minha Vida" nasceu há 5 anos. A ideia original sempre foi criar um mosaico, uma grande variedade de estilos musicais e formas de se envolver com a música. Essa diversidade de artistas refletiu no resultado da série. E a série foi uma forma que encontrei de ter um pretexto para estar com artistas que tanto admiro e de quem sou curioso para saber o que os inspira, o que os referencia, o que faz as suas cabeças. Um pretexto para ótimos papos, ouvir histórias e ainda curtir músicas que fora deste contexto provavelmente eu nunca poderia ouvir – aponta o diretor Bruno Levinson.

Na Quarta de Cinema, às 23h40, no episódio inédito da série exclusiva “Grandes Cenas”, Matheus Nachtergaele apresenta o depoimento do diretor argentino Rodrigo Moreno sobre seu processo de trabalho no filme “O Guardião” (2006). Ele comenta a elaboração da cena de aniversário, que acontece no restaurante no qual o protagonista, Rubén, está. Personagem silencioso, Rubén trabalha como guarda-costas de um ministro e anda sempre munido de seu revólver. No local com os amigos, ele se vê diante de um acontecimento no qual acaba interferindo de forma inesperada.

Essa semana, a faixa “A Vida é Curta!” dá adeus às férias de verão e embarca de volta à rotina, com os curtas “Marly Normal”, “A Era de Ouro” e “Master Blaster”. Com direção de Fernando Meirelles e Marcelo Machado, o curta “Marly Normal” mostra a rotina de uma escriturária em São Paulo. Um aparelho de TV ameniza sua solidão e funciona como uma máquina dos sonhos. O tique-taque do relógio, presente ao longo do vídeo, evidencia o ritmo frenético das grandes cidades. Depois é a vez de “A Era do ouro”, dirigido por  Leonardo Mouramateus e Miguel Antunes Ramos , que discute a relação entre homens e cidades, tecnologia e identidade. Já em “Master Blaster”, de Raul Arthuso , um estranho fenômeno astronômico atingiu a nebulosa 2907N. O agente intergalático Hans Lucas é enviado para investigar o evento, que mudou os hábitos da população local.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato