Na Quinta do Pensamento, dia 29, às 23h, o economista e ambientalista Sérgio Besserman conversa com representantes religiosos sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea no episódio inédito da série exclusiva “No Caminho do Bem”. Besserman debate com seguidores do Judaísmo, Budismo, Espiritismo, Candomblé, hare krishna e do Catolicismo sobre como a religião pode empoderar ou oprimir a representação feminina na sociedade revelando como mulheres vivenciam a rotina religiosa nas mais variadas expressões de fé. “No Caminho do Bem” é uma produção da Giros, dirigida por Belisario Franca e financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013).
Na Quarta de Cinema, às 23h45, o episódio inédito da série exclusiva do Curta! “Grandes Cenas” analisa a sequência final do filme “Iracema – Uma Transa Amazônica” (1975), dos diretores Jorge Bodanzky e Orlando Senna. Para o apresentador da série, Matheus Nachtergaele, o final do longa é uma das sequências mais marcantes da seleção de 22 episódios da série “Grandes Cenas”. “Eu considero esse filme o ‘pai de todo o cinema da retomada’, de todo o cinema feito nos anos 1980 e 1990. A partir de “Iracema”, todos os filmes feitos no Brasil têm um parentesco com ele, com essa questão da mistura da dramaturgia e do documentário. É o filme que eu dei e dou de ‘lição de casa’ para quem trabalha comigo, quando eu dirijo”, revela Nachtergaele.
Ainda na Quarta de Cinema, o “A Vida É Curta!” da semana traz uma retrospectiva com três dos principais curtas experimentais que foram exibidos na faixa ao longo de 2016. Para começar, “Muro”, do diretor pernambucano Tião. Rodado em uma comunidade chamada Conceição de Cima, distrito de Serra Talhada, o curta-metragem contou com 70 atores entre os moradores da região. A única atriz profissional do filme foi Inaê Veríssimo. A experimentação rendeu o prêmio Regard Neuf, na Quinzena dos Realizadores, mostra paralela ao Festival de Cannes, em 2008. Na sequência, “Mains Propers”, da diretora Louise Botkay. Eleito melhor curta-metragem pela Associação Brasileira de Cinema Independente na Semana dos Realizadores em 2015 e ganhador do Prêmio E-Flux no Festival Internacional de Oberhausen em 2016, “Mains Propers” é um olhar sobre a dependência entre colonizadores e colonizados e o desejo do homem branco de capturar a imagem clichê da grande pobreza africana. Encerrando a ‘retrospectiva experimental’ da faixa, o curta “Glauces – Estudo de um Rosto”, de Joel Pizzini. A produção reúne trechos de diferentes filmes para homenagear uma das maiores atrizes do cinema brasileiro: Glauce Rocha. O curta traz imagens que não foram utilizadas em “Terra em Transe”, de Glauber Rocha, e um poema de autoria de Pizzini e Sérgio Medeiros, com narração de Paulo Autran.
Tags
Programação