Novas séries estreiam no canal Curta!. (Divulgação) |
Na Terça das Artes, dia 13, o Curta! exibe “Lecuona”, episódio inédito da série “Grupo Corpo – Repertório”. O documentário mostra o espetáculo que abriu exceção à regra de só trabalhar com trilhas especialmente compostas para o grupo. Admirador das canções de Ernesto Lecuona, um dos maiores ícones da música cubana, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras decidiu dar o nome do compositor a este balé que dança amores, volúpia, ciúmes, desilusões amorosas, saudades, desprezo, rancor, indiferença.
Com longa carreira no cinema, tendo assinado a fotografia de filmes como “O Invasor” (Beto Brant), “O Outro Lado da Rua” (Marcos Bernstein), “Cidade Baixa” (Sérgio Machado), “Cão Sem Dono” (Beto Brant e Renato Ciasca) e “Estômago” (Marcos Jorge), Toca Seabra é o destaque da série “Luz e Sombra – Fotógrafos Brasileiros”, nesta Quarta de Cinema, dia 14. Em depoimento para o episódio, o fotógrafo revela que já recusou participar de mais de 30 projetos e dispara: “Eu prefiro fazer comercial do que fazer filme ruim. Eu adoraria viver exclusivamente de longa-metragem. Mas é difícil ter dois projetos incríveis para fazer todo ano”. Seabra destaca “Dia da Caça” (Alberto Graça) como o filme que o firmou na carreira e relembra o prazer de trabalhar com Paulo José, Luís Miranda e Irandhir Santos em “Quincas Berro D’Água” (Sérgio Machado).
O “A Vida É Curta!” da semana apresenta duas obras biográficas de peso. A estreia da semana fica por conta de "Glauces, Estudo de um Rosto". O diretor Joel Pizzini Filho lança mão de trechos de diferentes filmes para homenagear uma das maiores atrizes do cinema brasileiro: Glauce Rocha. O curta traz imagens que não foram utilizadas em “Terra em Transe”, de Glauber Rocha, e um poema de autoria de Pizzini e Sérgio Medeiros, com narração de Paulo Autran. Na sequência, o documentário de Rogério Sganzerla, “A Linguagem de Orson Welles”, mostra imagens sobre a passagem do cineasta norte-americano pelo Brasil, além de depoimentos sobre ele que foi também roteirista, produtor e ator.
Na Quinta do Pensamento, dia 15, a série “Impressões do Mundo” apresenta Samanta Schweblin, escritora argentina da nova geração, conhecida por seus contos fantasiosos. Vencedora do “Prêmio Casa De Las Américas”, em 2008, e eleita como uma das 22 melhores escritoras de língua espanhola da nova geração em 2010 pela revista britânica Granta, a autora revela neste episódio que jamais pensou que seria escritora. Suas obras já ganharam traduções para várias línguas, entre elas, inglês, francês, sueco, holandês e português e trazem uma narrativa com elementos perturbadores que, segundo ela, são o ingrediente que a motivam a escrever cada vez mais.
Tags
Programação