O SescTV exibe Tributo a Oscar Castro-Neves


O SescTV apresenta show inédito em homenagem ao violonista, compositor, arranjador, produtor e diretor musical Oscar Castro-Neves (1940 – 2013), um dos criadores da bossa nova. Com as intérpretes Alaíde Costa e Leny Andrade e o violonista Sebastião Tapajós, o espetáculo inédito vai ao ar no dia 13/1, quarta, às 22h.

Nascido no Rio de Janeiro, Castro-Neves fez parte do primeiro concerto de bossa nova realizado no Carnegie Hall, em Nova Iorque – EUA, em 1962, fato que difundiu no exterior o movimento até então conhecido apenas no Brasil. "Oscar foi uma figura central da bossa nova pelo bom gosto", diz Tapajós. "Tudo que acontecia de bom estava sempre nas mãos dele, do (Roberto) Menescal e do Tom Jobim. Nós aprendemos com eles", conclui. Outro caso que marcou a carreira do carioca foi sua participação na gravação do álbum Elis & Tom, em 1974.

No show, Alaíde Costa, Leny Andrade e Sebastião Tapajós interpretam composições de autoria de Castro-Neves, como My Sweet Sweetiepie, Companheira da Manhã, em parceria com Regina Werneck; e Lágrima, em parceria com Luvercy Fiorini; e de nomes da MPB, como Fotografia e Águas de Março, de Tom Jobim, e Ponteio, de Edu Lobo e Capinan.

Gravado em agosto de 2015, no Sesc Belenzinho, na capital paulista, o show também tem a participação de Paulo Calazans, no piano acústico e teclados e como diretor musical e arranjos; Marcelo Mariane, no baixo elétrico; Cuca Teixeira, na bateria; e Marco Bosco, que além de tocar percussão, divide a direção geral do espetáculo com Antonio Carlos Rebesco. Este também assina a direção geral para TV.

De acordo com o programa, todos os artistas que estão no show, de alguma forma, tiveram um relacionamento com o violonista. Alaíde Costa diz que a afinidade pessoal e musical entre os dois era grande. "A gente fazia apresentações em colégios, faculdades e eu sempre cantava as canções de Oscar", comenta. Calazans, Mariane e Bosco participaram do último trabalho do músico, intitulado Oscar Castro-Neves Live At Blue Tokyo.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato