OTTs não vão 'Assassinar' a TV paga no Brasil, mas mudaram a regra do jogo


O mercado de vídeo on demand (VOD) está em ebulição no Brasil e altera os investimentos no mercado de TV por Assinatura. Em debate realizado nesta terça-feira, 01/12, no 29º Seminário Internacional da ABDTIC, na capital paulista, o diretor de Programação da América Móvil (Claro e NET), Fernando Magalhães, foi incisivo.

“Hoje o investimento não é para competir com a Sky, mas, sim, para competir com a Netflix. Queremos conquistar o consumidor jovem que quer ver o filme na hora que quer”, disse o executivo. Segundo ele, é para atender a esse telespectador que as empresas estão investindo em canais próprios de VOD.  

A Fox, que recém-lançou, o seu canal de VOD, o FoxPlay, derruba o mito de que a OTT chegou para ‘matar’ a TV paga tradicional.

“A visão do apocalipse que o OTT vai matar a TV por assinatura não é factível”, frisou o gerente jurídico da Fox Brasil, Rafael Crescente. Segundo ele, VOD tem que ser tratado e visto como complementar pelo assinante. “Este é o trabalho que estamos fazendo agora”, destacou. A multiplicação de canais VOD das programadoras tem, porém, na visão do gerente da Fox, tempo para acabar.

“Não somos inocentes. O assinante não vai querer pagar por tantos. Caminhamos para uma programação de VODs como temos nos canais tradicionais”, acrescentou Crescente. E ainda há muito por vir pela frente nesse setor.  Rivais de peso estão chegando como Apple e Google. “Eles são os donos dos dispositivos e querem esse mercado”, acrescentou Crescente.

Durante o Seminário da ABDTIC, o superintendente de Competição da Anatel, Carlos Baigorri, revelou que a agência reguladora de Telecom e a Ancine preparam um relatório sobre a situação concorrencial na operação e programação na TV por assinatura. Segundo Baigorri, está se vendo a questão de concentração e oferta dentro do modelo real do setor no Brasil. "São Paulo tem competição. Mas há cidades onde não há e a regulação precisa levar isso em conta", disse. A expectativa do executivo é de que até o final deste ano, o levantamento possa vir a ser publicado ao mercado. “Estamos nesse momento avaliando os resultados no âmbito das agências”, completou.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato