Dá pra desfazer? Crise faz TV paga estagnar e parar de crescer


Depois de excelentes taxas de crescimento, entre 2007 e 2013, onde o brasileiro tinha uma condição financeira melhor e facilidades para adquirir TV paga, o setor agora está em alerta.

Em 2015 houve uma pequena retração nesta subida, mais visível na perda do número de assinantes - foram 500 mil assinaturas canceladas até setembro deste ano -. Os anunciantes também estão mais seletivos e o dinheiro não entra tanto como entrava na primeira parte desta década com mais facilidade.

O fato é que, mesmo com o setor indo bem internamente, a crise afetou diretamente a produção e a contratação de gente. Além disso, tem um outro fator importante: o crescimento do on demand.
Netflix e HBO Go - além de outras plataformas como o Esporte Interativo Plus - oferecem a assinatura de seus conteúdos sem propriamente a pessoa ser assinante de TV por assinatura.

Ou seja, se você tem o direito ao catálogo destas três, por exemplo, você tem séries de qualidade, filmes e até mesmo esporte de qualidade. Se a pessoa tem tudo isso, por que assinar um pacote de TV paga?

O modelo aqui no Brasil começa a ser desafiado a criar e a dar um porquê ao público pagar por uma pacote caro, se com até 50 ou 60 reais no máximo, ele pode ter todo o conteúdo que lhe interessa.

Esta tendência já acontece com mais força nos Estados Unidos. O Netflix e o HBO GO já tiram o sono dos executivos de operadoras de TV por assinatura, mas ao bem da verdade, por lá, houve uma reinvenção do formato, com pacotes mais baratos e populares, algo que precisa acontecer no Brasil.

No entanto, a expectativa é que, para 2016, as assinaturas fiquem mais caras em vários estados, tudo por causa de aumento de impostos do governo. O futuro parece difícil para a TV paga. Cabe a ela mostrar que vale a pena.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato