Operadora Sky está perto de ser controlada pela AT&T


A AT&T está perto de finalizar seu acordo para comprar a DirecTV com reguladores antitruste e de telecomunicações dos Estados Unidos sinalizando luz verde para a fusão de 48,5 bilhões de dólares que criará a maior companhia de TV paga do país. A DirecTV é a controladora, no Brasil, da Sky

O presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), Tom Wheeler, recomendou nesta terça-feira, 21/07, que a comissão de cinco integrantes vote a favor da aprovação da combinação, e o Departamento de Justiça disse que o acordo não representa risco significativo à concorrência.

A aprovação proposta inclui uma exigência de que a AT&T estruture conexões de Internet de alta velocidade para 12,5 milhões de localidades e compartilhe com a FCC todos os acordos de fechados com companhias de conteúdo em troca de tráfego mais rápido na Web.

A indicação de aprovação ainda tem um prazo de tramitação a cumprir dentro da FCC, normalmente uma semana, mas não deve haver surpresas, considerando que as restrições teriam sido pactuadas com a própria AT&T e incluem a ampliação da cobertura da rede de banda larga da empresa e o compromisso de atender aos princípios da Open Internet Order, que estabeleceu os parâmetros das regras de neutralidade de rede.

No México, a AT&T já investiu na Nextel e há rumores de uma nova investida, desta vez sobre o mercado de TV paga. No Brasil, a Sky é a última grande operadora de TV por assinatura sem vínculos com empresas de telecomunicações, ainda que nos últimos anos a empresa tenha apostado na oferta de banda larga pela tecnologia TD-LTE, por meio da faixa de 2,5 GHz, e já tenha conquistado cerca 150 mil clientes com a oferta, centrada sobretudo em cidades pequenas.

As condições detalhadas por Wheeler marcam um fim das negociações entre a companhia e a agência, com a FCC buscando assegurar que a fusão servirá ao interesse público. O Departamento de Justiça garante que as combinações estão de acordo com leis antitruste. Aqui no Brasil, Anatel e CADE já autorizaram a transação sem embargos regulatórios.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato