TV paga fecha o mês de fevereiro com 19,71 milhões de assinantes em sua base


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou hoje, 30, os números de fevereiro sobre o mercado nacional de TV por assinatura. O mês terminou com 19,71 milhões de acessos, 1,41 milhão a mais que em fevereiro de 2014. A agência também chegou ao resultado da densidade do serviço durante janeiro.

No primeiro mês do ano, 29,85% dos 66,04 milhões de domicílios brasileiros possuíam o serviço, segundo o indicador Densidade dos Serviços de TV por Assinatura, que é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE. Como a média de pessoas por domicílio é de 3,09, estima-se que 60,92 milhões de pessoas tinham o serviço à sua disposição em fevereiro de 2015.

O que pode estar acontecendo é que essa operadora ainda não retirou os equipamentos dos assinantes e estaria tentando reverter a perda, mas para os programadores o total de assinantes não é pago. Foi o que aconteceu com a Claro hdtv no final do ano passado, que manteve, nos números reportados para a Anatel, 400 mil clientes que já não eram mais contabilizados para os programadores. O ajuste foi feito apenas no final do ano.

Confira os dados divulgados (Clique Aqui)

O DTH manteve-se na liderança, com folga. A tecnologia possuía 12 milhões de usuários em fevereiro. Em segundo lugar vinha o cabo, com 7,58 milhões de assinantes. A fibra óptica aparece em um distante terceiro lugar, com 105,7 mil clientes. Em porcentuais, o DTH tem 60,9% de participação de mercado, o cabo tem 38,48%, e o FTTH, 0,54%.

O grupo com maior número de clientes continua a ser a Telmex (Claro / Embratel / Net), com 10,2 milhões de assinantes. Sky vem em segundo, com 5,6 milhões com 36 mil assinantes a mais. Oi em terceiro, com 1,2 milhão e perdeu um pouco mais de 10 mil assinantes. GVT e Telefônica têm, respectivamente, 916 mil e 780 mil clientes. O resultado confere à Claro a maior fatia do mercado, equivalente a 51,9%. Sky tem 28,82%, enquanto Oi fica com 6,36%, GVT com 4,65%, e Telefônica com 3,96%. Com a recente aquisição da GVT pela Telefônica, o grupo deve galgar degraus e superar a Oi.

A Claro hdtv perdeu 22 mil clientes no mês, para 3,35 milhões. A GVT TV cresceu 17 mil, para 916 mil assinantes. A Oi TV perdeu 10 mil, para 1,25 milhão. A Vivo TV cresceu 5 mil, para 780 mil assinantes. As demais operadoras perderam cerca de 4 mil assinantes e hoje totalizam 847 mil clientes.

No acumulado anual, o mercado de TV paga cresceu, com base nesses números da Anatel de fevereiro, apenas 7,9%, seguindo a tendência de desaceleração que vem sendo registrada mês a mês. O número pode ser bem menor a se confirmar o cancelamento de 200 mil assinantes relatado pelos programadores.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato