O presidente da NET, Jose Antonio Felix, afirmou hoje, 5, que a compra da GVT pela Telefónica não muda o cenário competitivo brasileiro, tendo em vista que as duas empresas já atuam no mercado de TV paga e já competem entre si . “O cenário não muda, e vai continuar difícil do mesmo jeito”, afirmou ele. Para ele, tanto a Telefónica como a GVT têm áreas de atuação superpostas, que precisarão ser equacionadas.
Felix afirmou, no entanto, que o que pode mudar o cenário competitivo do mercado é a maneira como a AT&T irá ingressar no mercado brasileiro, após a aquisição da DirectTV/Sky. “A tradição da AT&T é com telefonia fixa e celular. Ela comprou a Direct TV lá fora para complementar este seu portfólio no mercado norte-americano. Precisamos ver como a operadora irá ingressar no mercado brasileiro”, afirmou.
REPNBL
Felix está satisfeito com o REPNL – programa de incentivos fiscais para as redes de telecomunicações que foi criado pelo Ministério das Comunicações – e também defende a sua prorrogação. A NET foi uma das empresas que teve o maior número de projetos aprovados pelo governo. “O caminho mais lógico para a a expansão de redes de telecom é pela iniciativa privada e não pelo governo. E o apoio aos investimentos, como esses incentivos, é muito bem-vindo. Achamos que deve continuar ,até porque as expansões das redes também vão continuar”, concluiu.