Sky mantém canal proibido pela Ancine, após liminar da justiça

Logomarca da operadora Sky.
Reprodução
A Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu liminar a programadora Time Out, garantindo a permanência do canal Sports+ nos pacotes distribuídos pela Sky. Na semana passada, em medida cautelar, Ancine tornou sem efeito o credenciamento da empresa e mandou a operadora tirar o canal de todos os seus pacotes no prazo de cinco dias. De acordo com a agência, há indícios de que o canal seria programado pela própria operadora, atividade que é impedida às prestadoras de serviços de telecomunicações, como dispõe a lei 12.485/11, que criou o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC).

Logomarca do canal Sports+.
Reprodução
Na decisão, o Juiz Mauro Luis Rocha Lopes entende que não foi garantido previamente o regular exercício de defesa e o contraditório e que a “à impetrante deve ser garantido direito de defesa e recurso, conforme a lei que regula o processo administrativo federal, sem que medidas potencialmente causadoras de vultosos prejuízos sejam concretizadas antecipadamente”.

E diz mais: “Verifica-se que a autoridade impetrada prestigiou a defesa da concorrência, supostamente violada com a participação da Sky Brasil nos quadros societários da impetrante em percentual superior ao legalmente permitido. Entendeu-se que o grupo econômico DirecTV acaba, ainda que de forma parcial, eliminando possíveis concorrentes no segmento de canais esportivos ou dificultando o ingresso de novos entrantes no mercado”.

A cautelar da Ancine foi baseada no artigo 5º da Lei 12.485 veda às prestadoras de serviços de telecomunicações de interesse coletivo o controle ou a titularidade de participação superior a 30% do capital total e votante de programadoras com sede no Brasil, direta, indiretamente ou por meio de empresa sob controle comum e as proíbe de explorar diretamente os serviços de programação.

Além disso, a Time Out se recusou a fornecer documentos societários requisitados pela Ancine, que configura embargo à fiscalização. E ainda a análise do contrato entre a Sky e a Time Out, que favorece de forma desproporcional a distribuidora, inclusive com retenção das receitas oriundas da comercialização de espaço publicitário do canal.

A Ancine informa que vai recorrer da decisão nos próximos dias.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato