Compra da Direct TV pela AT&T afeta Brasil e terá que ser aprovada por Anatel e Cade. Há propriedade cruzada com Claro TV.



Compra da Direct TV pela AT&T afeta mercado brasileiro, E terá que ser aprovada pela Anatel e pelo Cade. Há propriedade cruzada com América Móvil.

A compra, por US$ 49 bilhões, da operadora de TV paga via satélite Direct TV pela maior empresa de telecomunicações norte-americana, a AT&T, terá impactos diretos no mercado brasileiro de telecom. Isto porque a Direct TV controla a Sky Brasil, a segunda maior operadora de TV paga do país.

Com esta aquisição a AT&T passa a ter uma empresa de 26 milhões de assinantes, (dos quais mais da metade estão na América Latina. Esta operação ocrre apenas três meses depois de a Comcast pagar US$ 45,2 bilhões pela Time Warner Cable. Em um movimento de concentração entre as empresas de telecom e de mídia que se acirra em todo o mundo.

Ainda não está claro que a At&T ficará com as operações da Direct TV da América Latina. Alguns analistas acreditam que a operadora está apenas focada no mercado norte-americano. Mas qualquer que seja o movimento, terá que passar pelos crivos da Anatel e do Cade (agência antitruste brasileira).

Propriedade Cruzada

A AT&T tem participação de 8% da América Móvil, que é dona da Claro, NET e Embratel, e lidera o mercado de TV paga nacional, com 54% . E a segunda concorrente, justamente a Sky Brasil, tem 30% do mercado. A Sky Brasil é controlada pela Direct TV e tem uma pequena participação das Organizações Globo.

Leilão de 700 MHz

Um movimento importante pode ser que, com esta compra, a gigante norte-americana esteja planejamento voltar-se com mais interesse para o mercado latino-americano em especial o mercado brasileiro, que é o maior. E a oportunidade para ampliar seu posicionamento neste mercado está colocada, com o leilão de 4G que a Anatel está prometendo para agosto.

Embora 9 entre 10 analistas entendam que é muito difícil um quinto operador se interessar pelo mercado brasileiro, esta licitação torna-se interessante para um novo investidor porque não traz qualquer obrigação de cobertura para este vasto território brasileiro, o que é a melhor chance para um novo operadora ingressar no mercado. Levando-se em consideração ainda que o mercado continua apostando em uma consolidação, na verdade o quinto entrante poderia voltar a compra uma das operadoras brasileiras. O valor que a AT&T pagou pela Direct TV compraria todas as operadoras de telecom brasileira a ainda sobraria troco, se for considerado o valor dessas empresas na bolsa.

O mais interessante para os próximos movimentos é que, como todo mundo sabe, a LTE não oferece serviço de voz, pois a tecnologia foi desenvolvida apenas para a comunicação de dados. Mas comenta-se que a AT&T é a que mais pressiona os fabricantes para o lançamento da Voz sobre LTE. Na semana passada anunciou a oferta comercial do serviço em algumas cidades norte-americanas.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato