Fox retira seus canais da operadora SKY. (Divulgação) |
Depois de meses de negociação, o grupo Fox está anunciando que os seus canais não vão mais integrar os pacotes da Sky Brasil, a segunda maior operadora de TV paga no país, com mais de 5,2 milhões de assinantes.
A renovação do contrato travou por conta de questões ligadas à remuneração e, também, pela dificuldade de incluir o pacote premium da Fox (dois novos canais, Fox 1 e Fox Action) na Sky.
O grupo Fox mantem uma dezena de canais no Brasil. Entre os seus maiores “ativos”, hoje em dia, estão os direitos da Libertadores e a série “The Walking Dead” entres outros conteúdos da programadoras presentes em seus canais, a de maior audiência no universo da TV por assinatura no país.
No início do mês, a operadora chegou a comunicar aos assinantes que os canais poderiam sair por falta de acordo. O contrato se encerra no próximo dia 31. O anúncio da Fox, neste sentido, ainda deixa uma porta aberta para a Sky. E com isso, os canais deixam a operadora no final do mês.
Abaixo, o comunicado da empresa:
“FOX Networks Group Latin America informa os seus fãs que depois de vários meses de negociações com SKY Brasil, infelizmente, ainda não chegou a um acordo para a renovação da distribuição dos seus canais e serviços. Por não alcançar as condições necessárias, a transmissão do seu conteúdo será interrompida no final de janeiro; no entanto, o FOX Networks Group Latin America continuará fazendo todos os esforços para chegar a um acordo. Além disso, os fãs ainda podem desfrutar de todos os nossos canais e serviços disponíveis, em outras operadoras de TV por assinatura”.
- Canais FOX podem deixar a grade da operadora Sky a qualquer momento
- Sky se manifesta a respeito da possível retirada dos canais FOX
- FOX e SKY não avançam com as negociações, e a retirada dos canais estão mais próximas de acontecer
Segundo apurações, o preço dos canais vem sendo essencialmente o entrave na negociação (mais do que outras questões, como empacotamento, por exemplo). A programadora estaria pedindo um aumento muito acima do que a operadora estaria disposta a pagar.
Negociações duras
No início de 2016, a Fox chegou a cancelar o sinal de algumas operadoras, com destaque para a OiTV. Naquela ocasião, a Oi chegou a acusar a Fox de tentar impor condições e valores exorbitantes para renovação do contrato. Por fim, chegaram a um acordo e os sinais da Fox foram restabelecidos na Oi após quase uma semana.
Além da Oi, ainda no início de 2016, cerca de metade da base de assinantes das operadoras ligadas à NeoTV deixaram de receber os canais da Fox, o que representava aproximadamente 220 mil assinantes. À época, uma fonte apontou a este noticiário que a questão não seria apenas o aumento no preço dos canais, mas também novas exigências de empacotamento, que acabariam por encarecer os pacotes.